Na manhã da última quarta-feira (21), os agentes de saúde da Adamantina participaram de uma capacitação com o tema Controle e Manejo de Escorpiões em Ambiente Urbanizado.
A atividade foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN), Claudio Gonçalves Cabello.
Em sua apresentação, o engenheiro explicou que as ações de controle consistem em notificação, demanda espontânea, identificação de áreas prioritárias e busca ativa em todos os imóveis usando captura de exemplares, promovendo o manejo dos ambientes propícios e conscientizando a população.
"Os escorpiões gostam de quatro 'as' que são: abrigo, acesso, alimento e água. Como são oportunistas, eles adaptam-se bem ao meio e em locais em ofereçam condições próprias. Sua proliferação acontece de forma muito rápida.", explica.
Ainda segundo o profissional, eles têm hábitos noturnos e gostam de ficar em locais escuros e úmidos. Além disso, são animais que não vivem em colônia e não são sociáveis. No Brasil, existem cerca de 160 espécies.
Para prevenir a picada o escorpião, é recomendado que as pessoas retirem acúmulos de sujeiras, de lixos e entulhos, evite andar descalço ou colocar as mãos em frestas e buracos e inspecionar roupas e calçados antes de usar.
Ao encontrar um escorpião, o munícipe deve entrar em contato com o controle de vetores pelo telefone (18) 3522-5120.