As aglomerações têm sido apontadas pelas autoridades como uma das principais potencializadoras da transmissão da Covid-19. A ação é reflexo da falta de responsabilidade daqueles que não acolhem as recomendações das autoridades de saúde, e também, por outro lado, é estimulada em razão da falta de fiscalização pelo poder público. O tema foi destaque no SIGA MAIS, na semana passada, com a reportagem “Aglomerações e festas particulares continuam, sem fiscalização do poder público”, publicada na última sexta-feira (19).
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), o vereador Alcio Ikeda (Podemos) abordou esse cenário e apresentou duas sugestões à Prefeitura, por meio da Indicação Nº 122/21, onde solicita, com urgência que seja promovida escala de servidores da fiscalização e/ou da vigilância sanitária para a realização de plantões, ou ficarem em sobreaviso para receberem denúncias de aglomerações na cidade, em especial, de finais de semana.
Outro ponto proposto por Alcio é que seja criado um canal de comunicação com esses profissionais, para que a população possa agilmente promover denúncias (identificadas ou anônimas) sobre violações das medidas sanitárias adotadas, e que seja dada divulgação desse canal à população.
Na região, canais para recebimento de denúncias foram criados por prefeituras, como ocorreu em Lucélia e Dracena – por telefone e mensagens de WhatsApp – e Presidente Prudente – por meio de telefone e formulário disponibilizado em site oficial do município.
A indicação é uma sugestão, do vereador, apresentada à administração municipal, que tem a prerrogativa de acolher ou não.