Agricultura familiar é destaque na Feira da Lua e Arte na Praça em Prudente

24/10/2018 05h20 A Feira da Lua e Arte na Praça é um projeto da prefeitura de Presidente Prudente e ocorre em vários pontos da cidade desde 2014.
Redação - Acally Toledo - Informações: Assessoria de Imprensa ITESP, Presidente Prudente - SP
Agricultura familiar é destaque na Feira da Lua e Arte na Praça em Prudente 20 agricultores assentados no Pontal do Paranapanema foram convidados para expor sua produção na tradicional feira. (Foto: Cedida/A.I)

Para valorizar a agricultura familiar, que responde pela produção de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira, a tradicional Feira da Lua e Arte na Praça, no bairro Jardim Aviação, em Presidente Prudente, contará com uma programação especial nos dias 26 (sexta) e 27 de outubro (sábado). 

Vinte agricultores assentados no Pontal do Paranapanema foram convidados para expor sua produção, dando à população a oportunidade de conferir os alimentos cultivados e processados nessas áreas. O Pontal abriga 98 assentamentos estaduais, o maior número regional de São Paulo. Quase 5 mil famílias vivem nessas áreas. 

Quem passar pela feira nos dois dias comprará verduras, legumes, frutas, a exemplo da exótica pitaia, e produtos processados, como queijos, doces e colorau, a preços acessíveis direto dos agricultores familiares assentados.  

A Feira da Lua e Arte na Praça é um projeto da prefeitura de Presidente Prudente e ocorre em vários pontos da cidade desde 2014. Às segundas-feiras no Jardim Bongiovani, às terças-feiras no Jardim Alto da Boa Vista, às quartas-feiras no Parque Residencial Central Park. No bairro Jardim Aviação, o espaço dedicado aos produtores assentados atendidos pela Fundação Itesp foi batizado de Feira da Agricultura Familiar do Oeste Paulista. Vinte técnicos do Itesp participarão desta edição especial. 

Uma das missões institucionais do Itesp é implantar políticas de desenvolvimento sustentável nas comunidades em que atua para resgate da cidadania, com vistas ao desenvolvimento humano, social e econômico das famílias. Além da assistência técnica gratuita e da realização de cursos de formação e capacitação profissional, o órgão promove feiras em todo o Estado com a participação de assentados e quilombolas, para apresentar aos moradores dos municípios paulistas a produção da agricultura familiar dessas unidades. 

A Fundação Itesp é vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que atende mais de 8,5 mil famílias que vivem em 139 assentamentos estaduais e 33 comunidades remanescentes de quilombos. Na região Oeste, as atividades são executadas por servidores nos escritórios de Presidente Prudente, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Rosana e Teodoro Sampaio. Além disso, por meio de um convênio com o Incra-SP, também presta os serviços de assistência técnica em 39 assentamentos federais no estado, onde vivem 3.587 famílias. 

SERVIÇO: 

Feira da Lua e Arte na Praça / Feira da Agricultura Familiar do Oeste Paulista

Quando: 26 (sexta-feira - 14h às 22h) e 27 de outubro (sábado - 9h às 15h)

Local: Praça do Bacarin, entre as ruas 7 de Setembro e Reverendo Coriolano, no bairro Jardim Aviação

Contato: amandabarretoitesp@gmail.com / (11) 3293-3368 / (11) 97549-8770

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular