Os alunos matriculados na EMEFI Stela Boer Maioli de Salmourão, receberam nesta quinta-feira (14), os livros didáticos e pedagógicos que trazem o conteúdo programático de atividades escolares a serem desenvolvidas em sala de aula para este ano letivo que se inicia. O material servirá de apoio para o desenvolvimento pedagógico dos alunos durante as aulas.
A unidade escolar de Salmourão recebeu as obras referentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que após criteriosa avaliação do Ministério da Educação, servirá para que professores e estudantes contem com material de qualidade física e pedagógica.
Livros do Programa Educacional LER & ESCREVER, do Governo do Estado de São Paulo, também integram o material recebido pelos alunos nesta quinta-feira (14). De acordo com a professora da EMEFI, Ana Paula de Souza Reis, do terceiro ano B, o conteúdo do LER & ESCREVER já é trabalhado com os alunos em sala de aula há pelo menos 8 anos e foi implantado em substituição ao antigo programa educacional LETRA & VIDA.
Estes livros, aliados com as orientações dos professores, proporcionarão melhor aprendizado sobre leitura e escrita, pois contam com projetos e sequências didáticas entre outros conteúdos que auxiliarão o aluno a realizar suas atividades, esclarecendo dúvidas e compartilhando o aprendizado absorvido em sala de aula com os colegas.
Dentre os livros recebidos pelos alunos, estão também os livros que trazem a sistemática de ensino de Educação Matemática dos Anos Iniciais (EMAI). O material do EMAI foi preparado para que os alunos da rede municipal possam aprender de forma mais dinâmica o conteúdo programático relativo à disciplina de matemática.
A equipe coordenadora pedagógica da EMEFI participa durante o ano, junto à Secretaria Regional de Educação, de cursos que aperfeiçoam a aplicação desses programas. Todo o aprendizado é repassado aos professores nas reuniões de Horas de Trabalho Pedagógicas Coletivas (HTPC), com o intuito de aperfeiçoar o aprendizado das crianças.