Levantamento da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) aponta que 79 detentos beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo não retornaram as oito unidades prisionais da microrregião de Adamantina. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), pelo jornal O Imparcial, de Presidente Prudente.
Segundo a reportagem, 2.618 detentos foram beneficiados na região de Presidente Prudente, sendo que 117 não haviam retornado até o dia 5 de janeiro. “O número equivale a 4,46% do total contemplado. Em todo o estado de São Paulo, saíram 31.538 reeducandos e o índice de não retorno foi de 4,95%, correspondente a 1.562”, informa O Imparcial.
Na microrregião de Adamantina foram 1.610 beneficiados com a ‘saidinha’, nas unidades prisionais de Flórida Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pacaembu e Pracinha. Deste total, 79 detentos não retornaram.
“Os presos que não retornaram dentro do prazo são considerados foragidos, perdem o benefício e, ao serem recapturados, voltam ao regime fechado, assim como aqueles que descumpriram as regras e cometeram infrações durante o período”, consta na matéria.