Artista plástico Mauricio Noda apresenta a exposição 'Árvores', na Biblioteca Pública Jurema Citel, em Adamantina

10/05/2023 08h22 Evento de abertura ocorre nesta segunda-feira (8), a partir das 19h. Visitação gratuita ao público segue até o dia 12
Por G1, Adamantina (SP)
Artista plástico Mauricio Noda apresenta a exposição 'Árvores', na Biblioteca Pública Jurema Citel, em Adamantina .

ADAMANTINA - O artista plástico Mauricio Noda, apresenta, a partir desta segunda-feira (8), a exposição “Árvores”, na Biblioteca Pública Jurema Citel, em Adamantina.

O evento de abertura, conhecido como vernissage, tem início às 19h e contará com a presença do criador das obras e convidados. A exposição segue aberta ao público até sexta-feira (12), das 8h às 17h.

Quem passar pela biblioteca, poderá apreciar as diversas obras que retratam as árvores em toda a sua magnitude e beleza. Noda apresenta em suas propostas plásticas variados tipos de árvores de diferentes locais e culturas, permitindo também ao observador apreciar e admirar todo o contexto arbóreo de sua produção.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Vanderlei da Silva, Adamantina tem trabalhado para tratar a cultura como política pública, e neste contexto, valorizar os artistas e profissionais de eventos locais.

“A exposição é mais um evento, rico, que mostra nossa potencialidade. São artistas que colocam todo o seu talento naquilo que fazem de melhor”, destaca Silva.

MAURICIO NODA - Segundo o artista plástico adamantinense, a força expressiva e estética das formas foram as inspirações para retratar as árvores por onde passa e que a maioria das obras são feitas de memórias e ou fantasias.

Com o passar dos anos, tornou-se um designer de profissão e em um certo momento de sua vida, para distrair-se, propôs-se a pintar as árvores que tanto observara, revelando-se assim o encantamento por um dos principais temas de sua produção.

“Nasci em Adamantina, em maio de 1957. A pintura e desenhos são uma forma de aliviar o stress, um hobby. A exposição seria mais uma bagagem de volta pra casa”, expressa Noda.

O mestre em estética e história da arte, professor Antônio Santoro Junior, que endossou a exposição, diz que “no ato de apreciar as árvores, o artista entra em contato com o âmago das mesmas, deixando ocorrer uma fruição, que será responsável pela criação artística”.

“Quer através de suas pinceladas ou criações plásticas texturais, na elaboração de suas árvores, estas vão ganhando vida e cor ou verossimilhança ilusionista, respectivamente”, relata o professor.

Ainda segundo o secretário da pasta, a exposição é uma oportunidade única para apreciar a sensibilidade e a visão artística de Maurício Noda.

“Costumo dizer: aos amigos que sei existem, e sem os quais isto não existiria, em especial ao Prof. Antônio Santoro Junior, que transformou em arte, o que era só intenção”, finaliza o artista.

SERVIÇO - A Biblioteca Pública fica na Avenida Ademar de Barros, 196, no Centro de Adamantina.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular