As vendas de produtos durante a Black Friday no mês de novembro devem gerar um faturamento de cerca de R$ 875,2 milhões para o comércio varejista da região de Presidente Prudente (SP).
A estimativa foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) nesta quarta-feira (27).
Conforme a projeção, a Black Friday, data conhecida pelos descontos em produtos oferecidos por comerciantes na última sexta-feira de novembro, representará um aumento de 10,5% nas vendas do varejo.
Ainda segundo o FecomercioSP, a maior taxa de crescimento deve ser das lojas de móveis e decoração, com uma previsão de 54,4% de aumento nas vendas. Porém, este é um segmento de menor faturamento, portanto é comum o registro de grandes variações.
Já o faturamento do varejo de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos deve exibir alta de 14,1%.
As vendas de bens essenciais em supermercados, farmácias e perfumarias devem crescer 9,4%.
Por fim, conforme a Federação, a expectativa é de que o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados aumente 4,3% em relação a novembro de 2023.
Projeções do comércio na Região de Presidente Prudente
Atividade
Faturamento (R$ mil)
Novembro 2024/novembro 2023
Farmácias e perfumaria
201.492
9,4%
Eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento
44.397
14,1%
Lojas de móveis e decoração
32.413
54,4%
Lojas de vestuários, tecidos e calçados
61.137
4,3%
Supermercados
535.776
TOTAL
875.214
10,5%
* A preços de agosto de 2024
Fonte: Fecomércio-SP, com dados primários da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
As projeções estão baseadas no mercado de trabalho aquecido e nas quedas da taxa de desemprego. Com isso, há um aumento no número de pessoas com capacidade para consumir, o que também está aliado ao pagamento do décimo terceiro salário. “Durante o mês de novembro, o comércio esteve movimentado com diversas liquidações, intensificadas na última semana com a chegada da Black Friday, em 29 de novembro. Essa data representa uma excelente oportunidade tanto para os consumidores, quanto para os lojistas. Os comerciantes renovam seus estoques para atender à crescente demanda de dezembro e para os consumidores, é uma chance imperdível de aproveitar ótimas ofertas”, destacou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente (Sincomércio), Vitalino Crellis, que também é diretor da Fecomércio-SP.