TUPÃ - Cinco alunos talentosos da ETEC Professor Massuyuki Kawano, em Tupã, foram selecionados para participar da Jornada de Foguetes, um evento que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto deste ano.
Essa conquista é resultado do desempenho alcançado pelos alunos durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que lhes garantiu a oportunidade de representar a escola e a cidade nesse evento nacional. A grande incentivadora desses jovens é a professora Michele Ruiz.
"Ao longo dos anos, tenho incentivado constantemente meus alunos a participarem de olimpíadas científicas. No ano passado, durante a Feira de Ciências realizada na ETEC, um grupo de alunos teve a brilhante ideia de apresentar um projeto de foguete", conta a professora Michele.
"Foi então que sugeri que eles participassem da Mostra Brasileira de Foguetes, onde teriam a oportunidade de competir e conquistar prêmios. Sempre destaco para meus alunos a importância das medalhas, inclusive para os vestibulares, já que algumas universidades destinam vagas especiais para estudantes que obtiveram esse tipo de reconhecimento", acrescenta.
Desde dezembro do ano passado, os alunos têm se dedicado intensamente ao treinamento e ao lançamento de foguetes. Durante esse período, eles estudaram e testaram diversas combinações de vinagre com bicarbonato de sódio, visando encontrar a mistura ideal que gerasse a pressão necessária para lançar o foguete a uma maior distância.
A dedicação e o esforço desses estudantes foram recompensados quando receberam um convite especial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para participarem da Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro.
“Essa é uma oportunidade única, pois os alunos terão a chance de vivenciar uma jornada repleta de experiências, incluindo quatro dias de lançamentos, aprendizado, oficinas de lançamento e muito mais”, acrescentou a professora.
AJUDA - No entanto, para que esse sonho se torne realidade, os alunos e os professores que deverão acompanhá-los, precisam de apoio financeiro. Por isso, eles criaram uma campanha de arrecadação de fundos através de uma Vakinha virtual, onde qualquer pessoa pode contribuir com qualquer valor para ajudar a cobrir os custos necessários. O valor de R$ 1.200,00 por aluno/professor será necessário para cobrir as despesas relacionadas à participação no evento.
Se você deseja apoiar esses jovens talentosos em sua jornada rumo ao Rio de Janeiro, basta acessar a Vakinha virtual clicando aqui e fazer a sua contribuição. Cada valor doado será de grande importância para ajudar esses estudantes a alcançarem seus objetivos e representarem sua escola e cidade nessa competição de destaque nacional.