Lixeiras em estado precário, ou a falta delas, são problemas no centro e em diversas áreas públicas de Adamantina. Para resolver a questão, a Prefeitura abriu licitação para instalação e manutenção de lixeiras, pela iniciativa privada, em até 295 pontos da cidade, sendo 158 somente na área central.
Segundo a licitação, realizada por meio de pregão nº 01/2019, será autorizado à empresa vencedora a venda de espaços publicitários nas lixeiras. Os recursos obtidos pela iniciativa privada, nesta comercialização, permitirão a aquisição dos equipamentos de recepção de lixo.
A gestão e fiscalização do contrato a ser firmado entre a Prefeitura de Adamantina e a empresa vencedora serão exercidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
De acordo com a Lei Municipal nº 3.858, de 12 de dezembro de 2018, que autorizou a licitação, o contrato de concessão será de dois anos, renovável por igual período caso persista o interesse das partes. Ao fim do contrato de concessão, as lixeiras ficarão definitivamente incorporados ao patrimônio do Município.