Estamos na Quarta-Feira de Cinzas, que é o início efetivo do período quaresmal, tempo que marca também uma profunda reflexão trazida pela Campanha da Fraternidade.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Pároco do Santuário São José, Padre Rogério de Lima Mendes. “A quaresma tem sua abertura com um grande evento religioso que é a imposição de cinzas. Ao longo da quaresma nós cultivamos em nosso interior e também na vida comunitária, a oração, o jejum e a caridade, exatamente três elementos que ajudam a vivenciar melhor a espiritualidade quaresmal. E na quaresma nós também iniciamos com a igreja no Brasil a Campanha da Fraternidade, que é o grito profético da igreja, chamando a nossa atenção para uma realidade, uma dimensão social.”, disse.
Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e a Fome”, e como lema “Dai-lhes Vós Mesmos, de Comer”, que é um versículo do Santo Evangelho.
Segundo o pároco, a programação da quarta-feira de cinzas é bem vasta exatamente para oportunizar a todos uma melhor participação.
Programação da Quarta-Feira de Cinzas:
-No Santuário de São José: missa 7h e 19h30 com imposição de cinzas.
-Na comunidade Rosa Mística: missa às 19h30.
Nas demais comunidades rurais e urbanas, celebração da palavra também com a imposição de cinzas.
A Paróquia Santuário de São José, juntamente com os Missionários Passionistas faz neste dia um gesto concreto muito bonito que é a coleta em prol as Missões Passionistas de Moçambique, na África, quando todo valor arrecadado é encaminhado para a província, sendo destinado integralmente para as obras religiosas e sociais na África, destacou o Pároco Rogério de Lima Mendes.