Concurso de qualidade de ovos de Bastos retorna após 3 anos

05/06/2023 10h41
Por Bastos Já , Bastos (SP)
Concurso de qualidade de ovos de Bastos retorna após 3 anos .

Depois de três anos de ausência devido à pandemia de coronavírus, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos está de volta. Com o objetivo de reconhecer e valorizar os produtores de ovos, além de ressaltar a importância da qualidade do produto.

O evento ocorrerá no dia 12 de julho, a partir das 9h, no Kaikan de Bastos. Essa tradição, que completa 63 anos, está sendo retomada sob a supervisão do Sindicato Rural de Bastos.

A comissão organizadora do evento já foi definida. O presidente será Gustavo Shimizu, acompanhado pelo vice-presidente Henriky Maki e pelo tesoureiro Hiro Myakubo. Também fazem parte da comissão os membros Alfredo Nakanishi, Douglas Sato, Cristina Nagano, Vinicius Ueyama, Mateus Mizuma, Diogo Uemura e Christian Maki.

O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos ocorrerá durante a semana da Festa do Ovo, um período tradicional de celebração na região. Uma novidade deste ano é que, por meio do sindicato, tornou-se possível patrocinar o concurso automaticamente ao patrocinar a Jornada Técnica – Conferência da Capital do Ovo.

Os participantes do concurso terão a oportunidade de serem premiados, mas a grande inovação deste ano é a entrega de certificados para todos os envolvidos. Esse reconhecimento valoriza ainda mais o trabalho dos produtores de ovos, incentivando a busca pela qualidade e o aprimoramento contínuo dos seus produtos.

A comissão organizadora já definiu o regulamento do concurso (veja o regulamento completo no final da matéria), que pode ser visto aqui, apresentando algumas mudanças importantes, como a ordem de avaliação de ovos, que agora irá iniciar com a avaliação da máquina egg tester. Anteriormente a classificação começava pela aparência externa dos ovos.

Será uma oportunidade para os produtores de ovos de Bastos e de todo o Brasil, mostrarem suas habilidades e competirem pela excelência na qualidade dos ovos produzidos.

A retomada do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos é aguardada com entusiasmo pela comunidade local e pela indústria avícola. Além de ser uma oportunidade de reconhecimento e valorização dos produtores, o evento ressalta a importância da qualidade do ovo, destacando o compromisso em oferecer aos consumidores produtos saudáveis e confiáveis.

A cidade de Bastos se orgulha de sua tradição na produção de ovos e esse concurso é um momento especial para destacar o talento e o empenho dos produtores. Com a volta do evento, a expectativa é de um dia repleto de aprendizado, troca de experiências e celebração, fortalecendo ainda mais a reputação da região como referência na produção de ovos de qualidade.

Regulamento do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2023

Inscrições

1.1. O Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2023 aceitará inscrições provenientes de granjas avícolas de qualquer município do Brasil.

Data e Local de Entrega dos Ovos

2.1. Os ovos deverão ser entregues no dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), das 9h às 12h, no Kaikan de Bastos, localizado na Avenida Adhemar de Barros, 362– Centro, em Bastos (SP).

2.2. Os ovos recebidos após o horário estabelecido não participarão do concurso.

2.3. Os produtores que tiverem dúvidas sobre este regulamento e desejarem obter maiores esclarecimentos antes de se inscreverem devem entrar em contato com os membros da comissão organizadora.

Participação por Granja

3.1. Os avicultores devem participar com suas respectivas granjas.

3.2. Cada granja pode inscrever uma amostra de ovos por categoria: 1 (uma) na categoria Ovos Brancos, 1 (uma) na categoria Ovos Vermelhos e 1 (uma) na categoria Ovos de Codorna.

3.3. Para efeito de inscrição, considera-se como “granja” uma unidade empresarial com administração e processo produtivo centralizados em uma marca.

3.4. No caso da participação de cooperativas, cada cooperado é considerado uma granja independente e pode fazer uma inscrição.

Informações de Contato

4.1. No ato da inscrição, o avicultor deve fornecer o nome da granja, o nome do produtor e os números de contato, incluindo telefone fixo, celular e WhatsApp (se houver), para que a comissão organizadora possa contatá-lo em caso de vitória.

4.2. O campeão em cada categoria se compromete a conceder entrevistas e permitir fotos para as redes sociais sindicato Rural de Bastos, e, veículos de comunicação do evento.

4.3. É sugerido que o produtor também forneça o e-mail de contato, informações sobre a linhagem genética e a nutrição utilizada.

Amostras de Ovos

5.1. Cada amostra deve conter 30 (trinta) ovos, acondicionados em bandejas de 30 unidades.

Acondicionamento dos Ovos

6.1. Os ovos podem ser acondicionados em qualquer bandeja.

6.2. Os produtores que desejarem podem solicitar as bandejas oficiais do Concurso para entregar os ovos.

6.3. No momento da recepção, a Comissão Organizadora do Concurso 2023 efetuará a troca de TODAS as bandejas, respeitando a posição original dos ovos.

6.4. Eventuais quebras ocorridas após a entrega dos ovos não penalizarão o produtor participante do Concurso.

Identificação das Bandejas

7.1. Os ovos brancos serão expostos em bandejas de cor verde.

7.2. Os ovos vermelhos serão expostos em bandejas de cor cinza.

7.3. Os ovos de codorna serão acondicionados em estojos apropriados.

Recepção e Codificação das Amostras

8.1. A recepção e codificação das amostras serão realizadas por um membro neutro, de altíssima confiabilidade, designado pela Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos, juntamente com seus prepostos estagiários-voluntários.

8.2. Os membros da Comissão Organizadora que são participantes do Concurso não participarão da recepção nem da codificação dos ovos.

Presença de Fiscais Particulares

9.1. Será permitida a presença de fiscais particulares somente até o momento da inscrição.

9.2. Os fiscais particulares não terão acesso à codificação das bandejas.

Identificação das Amostras

10.1. Cada amostra será identificada apenas por códigos até o final do julgamento.

Local e Restrição de Acesso ao Julgamento

11.1. O local do julgamento será rigorosamente isolado.

11.2. Somente será permitida a presença da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora, dos estagiários-voluntários e da imprensa credenciada.

11.3. É expressamente proibida a presença de outras pessoas que não tenham envolvimento direto com o evento.

Responsabilidade da Comissão Organizadora

12.1. A Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos 2023 é a responsável pelo fluxo de ovos, desde a recepção até a mesa de julgamento.

Participação da Comissão Julgadora

13.1. A Comissão Julgadora não participará da recepção dos ovos.

Horário de Chegada da Comissão Julgadora

14.1. A Comissão Julgadora chegará ao local do evento às 13h, horário de início dos trabalhos de julgamento.

14.2. Procedimentos de Higiene

14.2.1. Todos os envolvidos na manipulação dos ovos, incluindo a Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora e os estagiários-voluntários, devem seguir os procedimentos padrões de BPP (Boas Práticas de Produção) e BPF (Boas Práticas de Fabricação).

14.2.2. É proibido o uso de anéis, brincos, pulseiras, esmalte, maquiagem e perfume para evitar a contaminação das amostras.

Composição da Comissão Julgadora

15.1. A Comissão Julgadora será formada por 17 (Dezessete) membros-juízes.

15.2. Todos os membros da Comissão Julgadora são profissionais que atuam na área avícola, podendo ser técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores.

15.3. Um dos juízes será responsável pela operação da máquina Digital Egg Tester, equipamento utilizado para análise dos ovos por leitura a laser.

15.4. A cada ano, haverá uma renovação parcial do quadro de juízes, visando estimular a expansão dos conhecimentos e evitar possíveis vícios decorrentes da repetição do mesmo grupo.

Avaliação dos Ovos de Galinha

16.1. A avaliação dos ovos de galinha será dividida em 4 etapas. Cada etapa tem sua importância e propósito distinto. O processo será iniciado com uma etapa classificatória e só as melhores amostras avançarão para as etapas seguintes.

16.1.1. 1ª Etapa: Avaliação Quantitativa dos Parâmetros de Qualidade Através da Máquina Digital Egg Tester

Nesta etapa classificatória, serão feitas avaliações quantitativas dos parâmetros de qualidade dos ovos com a ajuda da Máquina Digital Egg Tester. Serão utilizados 4 (quatro) ovos de cada amostra. Os 6 ovos que alcançarem a melhor pontuação avançarão para a 2ª etapa.

16.1.2. 2ª Etapa: Avaliação Visual da Qualidade Externa

As 6 melhores amostras selecionadas na etapa anterior serão submetidas à avaliação visual minuciosa pelos jurados. Esta avaliação visa identificar defeitos externos e a qualidade geral da casca do ovo.

16.1.3. 3ª Etapa: Avaliação da Qualidade Interna (Clara e Gema)

Os jurados farão a avaliação visual da qualidade interna dos ovos de 5 ovos de cada amostra restante. Esta etapa foca na clara e na gema do ovo.

16.1.4. 4ª Etapa: Avaliação Minuciosa da Qualidade Externa da Casca

Finalmente, as melhores amostras selecionadas na 3ª etapa serão novamente analisadas pelos jurados. Eles irão tocar e examinar minuciosamente os ovos, respeitando a posição original de cada ovo.

16.2. Critérios de Desclassificação dos Ovos de Galinha Serão aplicados critérios rigorosos durante cada etapa da avaliação. Ovos que não atenderem a esses critérios serão desclassificados.

16.2.1. Amostras com ovos com peso abaixo do mínimo estabelecido, que é de 60 gramas, serão desclassificadas.

16.2.2. Ovos que apresentarem desuniformidade de tamanho e/ou cor, defeitos de formato e textura, sujeiras na casca, manchas de sangue internas, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara e descentralização da gema poderão perder pontos.

16.2.3. Os ovos avaliados pela máquina Digital Egg Tester devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações consideradas ideais: resistência da casca (>= 5,50 kgf), espessura da casca (>= 0,47 mm), unidade Haugh (>= 90,0 UH para ovo vermelho / >= 95,0 UH para ovo branco), cor da gema (8,0 a 10,9 para ovo branco / 9,0 a 11,9 para ovo vermelho), de acordo com o leque de cores da máquina.

Lembramos que todas as etapas do processo de avaliação são importantes e as pontuações são distribuídas de acordo com o peso dos parâmetros avaliados, para manter o equilíbrio na avaliação final.

16.3. Preparação dos Ovos de Galinha

16.3.1. Os ovos de galinha serão cortados pela metade longitudinalmente para a avaliação da clara, gema e da unidade Haugh.

Avaliação dos Ovos de Codorna

17.1. Os ovos de codorna serão avaliados por um júri especializado.

17.1.1. 1ª Etapa: Avaliação Visual da Qualidade Externa Nesta etapa, os jurados farão uma votação individual levando em conta o aspecto estético dos ovos de codorna. Serão selecionadas as 6 (seis) melhores amostras de ovos de codorna.

17.1.2. 2ª Etapa: Avaliação Minuciosa da Qualidade Externa da Casca As melhores amostras selecionadas na etapa anterior serão analisadas novamente pelos jurados, que poderão tocar e examinar minuciosamente os ovos.

17.1.3. 3ª Etapa: Avaliação da Qualidade Interna (Clara e Gema) Os jurados farão a avaliação visual e sensorial da qualidade interna dos ovos de codorna, escolhendo 6 (seis) ovos de cada amostra.

17.2. Critérios de Desclassificação dos Ovos de Codorna

17.2.1. Serão desclassificadas as amostras que tiverem ovos com peso abaixo do mínimo estabelecido, que é de 10 gramas.

17.2.2. Serão passíveis de perda de pontos os ovos que apresentarem defeitos de formato e textura, sujeiras na casca, manchas de sangue internas, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, inconsistência da clara e descentralização da gema.

17.2.3. Os ovos de codorna avaliados devem atingir níveis próximos das seguintes pontuações consideradas ideais: resistência da casca (>= 1,00 kgf), espessura da casca (>= 0,17 mm), unidade Haugh (>= 80,0 UH), cor da gema (7,0 a 9,0), de acordo com o leque de cores da máquina.

Resultados e Premiação

18.1. Os resultados serão anunciados no dia 12 de julho de 2023 (quarta-feira), a partir das 17h, no Kaikan de Bastos, nas redes sociais do concurso e site do Sindicato.

18.2. Os ovos vencedores serão premiados de acordo com a sua classificação.

18.3. Os ovos não premiados serão doados para entidades do município de Bastos no dia 12 de julho de 2023 (quarta – feira), a partir das 17h.

18.4. Haverá premiação para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria de Ovos Brancos, assim como para os 6 (seis) primeiros classificados na categoria de Ovos Vermelhos.

18.5.Na categoria de Ovos de Codorna, serão premiados os três primeiros lugares classificados no Concurso.

18.6. Além da premiação, durante a Festa do Ovo 2023, haverá um sorteio de valiosos brindes entre os participantes não premiados.

18.7.Todos os participantes receberão um certificado de reconhecimento.

Dos Casos Omissos

19.1. Casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora, e sua decisão é soberana e irrecorrível.

Das Disposições Finais

20.1. O ato da entrega dos ovos para o Concurso pressupõe a total aceitação deste Regulamento.

20.2. Este regulamento poderá ser alterado ou complementado pela Comissão Organizadora, caso haja necessidade, sendo devidamente divulgado aos participantes.

20.3. A divulgação dos brindes sorteados entre os participantes não premiados, assim como outras informações pertinentes, será feita previamente à realização do Concurso, por meio da mídia e nas páginas do Concurso nas redes sociais.

Este é o regulamento do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2023. Por favor, observe que as informações são de extrema importância para a transparência do concurso. Em caso de dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a comissão organizadora do concurso.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular