SÃO PAULO - A Defesa Civil de São Paulo apontou risco de incêndios para boa parte do território do estado nos próximos dias. Segundo as informações oficiais, a partir desta quarta-feira, 28, a possibilidade de fogo vai aumentando a ponto de, no domingo 1º, haver um alerta de risco máximo para praticamente todas as regiões.
No infográfico apresentado em seu site oficial, a Defesa Civil divide o risco de incêndios em quatro graus: baixo, alto, alerta e emergência - este último, o mais alto.
Já na quarta-feira, 28, boa parte do estado, à exceção das regiões mais próximas ao litoral, está classificada com algum dos quatro graus. As regiões perto das divisas com Minas Gerais e Mato e Grosso já têm alerta de "emergência".
Com o passar dos dias, a faixa de risco vai aumentando a ponto de tomar quase todo o estado. O cenário mais grave é o de domingo, quando boa parte do mapa está coberto pelo alerta de "emergência" e as demais regiões, com exceções de curtas faixas litorâneas, se divide entre os outros três graus.
São Paulo foi um dos estados mais afetados pela onda de incêndios que atingiu o país no último fim de semana. Além das condições climáticas que favoreceram a propagação de fogo, a própria Defesa Civil apontou que houve ações criminosas em quase todos os casos.