Em menos de uma semana, três casos envolvendo animais silvestres foram registrados na região. Uma onça parda e uma jaguatirica foram atropeladas em estradas e vicinais e um lobo guará apareceu nas ruas de Osvaldo Cruz.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com Silvana Maciel, Engenheira Ambiental e Diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Osvaldo Cruz. "O surgimento de animais silvestres em ambientes de seres humanos, com certeza é causa do desequilíbrio ambiental. Nessa época do ano esses animais saem em busca de comida, acabam vindo pra cidade, andam pelas rodovias, vicinais e ficam expostos a atropelamentos, como foi o caso da jaguatirica, além de ser mira de caçadores. Na nossa região temos poucas unidades de preservação ambiental.", disse.
Silvana Maciel destacou que quando alguém avistar a presença de animais silvestres, o correto a se fazer é entrar em contato com a Polícia Ambiental. "A pessoa pode ligar para a Polícia Ambiental sempre que avistar animais silvestres, porque se for possível a Polícia vem e faz a captura desses animais, devolvendo para o seu habitat natural.", finalizou.