Em ação inédita promovida pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), instituição gestora do Hospital Regional (HR), de Presidente Prudente (SP), a Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1, em Presidente Venceslau (SP), recebeu 60 profissionais de diversas áreas para realizar atendimento médico a 150 presos do regime semiaberto, das 8h às 12h do último sábado (19).
Sob regência do frei Dimas Viana e com o apoio da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, na ocasião, os profissionais da “Missão Amor que Cura” deram assistência aos detentos nas áreas de clínica médica, psicologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria, endocrinologia, odontologia e fisioterapia.
Durante a manhã, foi realizada uma missa campal, além de serviços como cortes de cabelo e atividades de recreação com música. Houve, ainda, distribuição de algodão doce, pipoca e cachorro quente, “uma maneira de resgatar a dignidade e esperança de quem cumpre pena no local”.
A programação também se estendeu aos familiares que estavam no local para visitar os detidos, oportunidade em foram entregues cestas básicas a seis famílias e prestados atendimentos pediátricos às crianças, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
No fim do evento, três detentos foram colocados em liberdade, conforme decisão judicial.