A Energisa Sul-Sudeste concluiu a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica na sede do Comando de Policiamento do Interior - Oito (CPI-8), em Presidente Prudente. Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), a empresa investiu R$ 400 mil na unidade, que também recebeu 34 novos condicionadores de ar, bem como a troca de cerca de 140 lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led.
A solenidade de entrega oficial do projeto foi realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do comando, com a presença de representantes da Energisa e da Polícia Militar. Conforme destacado pelo coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, e pelo gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, o projeto de modernização do sistema elétrico e iluminação mais eficiente do CPI-8 foi aprovado mediante chamada pública regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
"Esses projetos de eficiência energética têm como propósito estimular o uso consciente e seguro da energia elétrica. A partir da instalação do sistema fotovoltaico, substituição de lâmpadas e de aparelhos de ar-condicionado, viabilizamos uma melhoria direta à Polícia Militar e, consequentemente, à comunidade que é atendida pela corporação que agora conta com um sistema que gera economia, tanto com a energia elétrica, quanto com a manutenção dos equipamentos", enfatiza Thiago.
O Comando de Policiamento do Interior-Oito "enaltece esta importante parceria com a Energisa Sul-Sudeste que, além de propiciar economia ao custeio do erário, contribuiu de forma criativa à diversidade em nossa matriz energética, com a produção de energia elétrica limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e ecossistemas". "Ainda assim, permanecemos atentos às boas práticas quanto ao consumo consciente e sustentável, contribuindo com a qualidade de vida da geração atual e futura", completa.
Economia
Realizadas por uma empresa terceirizada, as obras foram concluídas no último mês e resultarão em economia nos gastos com energia elétrica para a corporação, uma vez que a estrutura situada às margens da Avenida Joaquim Constantino concentra instalações do CPI-8, 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).
Com 100 módulos, o sistema de geração de energia fotovoltaica instalado na sede do CPI-8 tem geração anual de 60,55MWh. Somando isso aos novos condicionadores de ar e a substituição das novas luminárias de tecnologia LED que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais, a estimativa é uma economia de aproximadamente 30%.
Sobre a Energisa
Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
Nosso portfólio abrange 11 distribuidoras, 11 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.