Energisa Sul-Sudeste realiza operação para combater furto de energia em cidades da região

26/06/2024 09h15 Durante 96 inspeções foram encontrados 50 casos de furto de energia através dos chamados “gatos”.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Energisa Sul-Sudeste realiza operação para combater furto de energia em cidades da região Foto: Reprodução/Energisa

A Energisa Sul-Sudeste realiza operação especial de combate ao furto de energia na Alta Paulista.

De acordo com a empresa, em cidades onde há suspeitas ou reincidência de casos de furtos ou fraudes em medidores de energia, essa ação é intensificada.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Renan Felix Fernandes Souza, Coordenador de Combate a Perdas de Energia da empresa. “Nós temos equipes especializadas nesse trabalho que fazemos diariamente justamente para combater esse tipo de crime, essas irregularidades chamadas de gatos, como ligações clandestinas, adulteração em medidores e estamos sempre vigilantes.”, disse.

Renan Felix Fernandes Souza destacou ainda que além do risco de acidentes é bom lembrar que essa prática é um crime previsto em lei. “A partir do momento em que nós constatamos a irregularidade, preservamos o local e acionamos a Polícia Militar para prestar apoio e fazer o boletim de ocorrência. A partir daí é acionada a perícia da Polícia Científica que fará seu trabalho comprovando a irregularidade e emitindo um laudo pericial. A partir daí nossa equipe desliga o chamado ‘gato’ ou trocamos o medidor de energia que foi fraudado e posteriormente a esfera administrativa da Energisa calcula o prejuízo causado a empresa, valores que serão cobrados do cliente envolvido, através de uma fatura. Diante dessa cobrança o cliente pode se regularizar perante a distribuidora de energia. É bom lembrar que o fato do cliente pagar a energia cobrada nessa fatura, não impede as implicações na justiça, onde ele terá que responder de acordo com a lei.”.

Segundo o Coordenador de Combate a Perdas de Energia da Energisa, a empresa fez uma operação especial em Osvaldo Cruz, Lucélia, Adamantina, Parapuã, Sagres e Tupã, utilizando para isso equipes de Presidente Prudente, Catanduva e Bragança Paulista com equipes especializadas. “De 96 inspeções realizadas na região, 50 irregularidades foram constatadas, o que totaliza 311 mil kilowatts/hora de energia desviados. Isso representa em dinheiro cerca de R$ 272 mil nessas cinquenta irregularidades. Aproveitamos para pedir o apoio da população no sentido de denunciar possíveis casos de irregularidades vistos ou suspeitos, fazendo a denúncia anônima junto ao 0800 70 10 326 ou pelo site www.energisa.com.br.”, finalizou.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular