Depois de atuar na conscientização de crianças em escolas no mês passado, as equipes da Energisa Sul-Sudeste seguem em um trabalho junto à comunidade com o intuito de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. Desta vez o público-alvo são profissionais da construção civil e manutenção predial, que diariamente estão expostos ao contato com a rede de energia.
Além de visitar obras, a Energisa focou na conscientização de atendentes, proprietários e clientes de lojas de materiais para construção civil, que estão em contato direto com pedreiros, construtores, pintores, eletricistas, entre outros profissionais.
Conforme o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Rodrigo Pontes Garcia, esse tipo de abordagem faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária. "Precisamos despertar a comunidade sobre o risco real de trabalhar próximo à rede elétrica e orientar sobre como realizar esses serviços com segurança", enfatiza.
Entre os riscos, Rodrigo destaca o perigo de improvisar na montagem de andaimes, colocando-os perto da rede elétrica, obrigando os profissionais a manusearem ferramentas, rolos, telhas e vergalhões próximo à fiação. O mesmo acontece no caso das podas de árvores e instalação de antenas e outdoors, quando o trabalhador não considera o distanciamento correto da rede.
"Nem todo acidente é causado pelo toque direto do objeto na rede elétrica. Há ocorrências em que a 'simples proximidade' de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte do profissional", alerta Rodrigo.
Além dos riscos acima, veja o que fazer para evitar acidentes com a rede elétrica:
- Sempre use os equipamentos de segurança; 
- Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximo à rede de energia; 
- Ao manobrar caminhões, por exemplo, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão, do basculante e a distância necessária para não atingir a rede; 
- Na hora de pintar fachadas ou realizar limpezas externas em paredes e vidraças, não improvise com cabos extensores;
- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica; 
- Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos; 
- Ao realizar uma instalação em áreas externas, não arremesse cabos sobre a rede elétrica.
E, em caso de dúvidas, fale com a Energisa pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site www.energisa.com.br; Chatbot da Gisa (Whatsapp): gisa.energisa.com.br; ou Call Center - 0800 70 10 326.