A Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Flórida Paulista retomou o exame da Orelhinha. A iniciativa visa detectar precocemente problemas auditivos nos bebês, garantindo um diagnóstico ágil e o início imediato de tratamentos necessários.
O retorno do exame da Orelhinha, traz uma grande alegria a comunidade local. A fonoaudióloga especialista em audiologia, Anna Caroline Silva de Oliveira Gasparini, é a responsável por conduzir os primeiros exames desta nova fase.
“O exame da Orelhinha ou triagem auditiva neonatal, é crucial para a detecção precoce de problemas auditivos, permitindo intervenções rápidas que podem melhorar significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento das crianças”, disse a profissional. O procedimento é rápido, indolor e não invasivo, realizado através de emissões otoacústicas (EO), que detectam possíveis deficiências auditivas emitindo sons suaves na orelha do bebê e registrando as respostas do ouvido interno.
“Os pais de recém-nascidos atendidos na Santa Casa de Misericórdia já podem agendar o exame logo após o nascimento de seus filhos. A administração do hospital espera que, com a retomada do exame, a incidência de diagnósticos tardios de deficiência auditiva seja reduzida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das crianças de Flórida Paulista”, sinalizou.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa de Misericórdia com a saúde e bem-estar da população, destacando a importância de investimentos contínuos em serviços essenciais e preventivos para garantir um futuro mais saudável para as novas gerações.
A retomada dos exames cumpre a Lei Federal nº 12.303/2010, que torna obrigatório esse procedimento em todas as maternidades do país.
O provedor Aguinaldo Carvalho diz que estas conquistas vêm ocorrendo devido ao apoio que recebe da mesa diretora da Irmandade no compromisso com as ações de melhoria das condições da Santa Casa de Flórida Paulista.