A Fundação Itesp realiza nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 18 horas, cerimônia de entrega de títulos na cidade de Caiuá. O evento irá ocorrer na EMEF - Prof. Benedito Wilson de Andrade, situada à Rua Agripino Pimentel de Azevedo,44 - Jardim Bandeirantes (antiga Agrovila III) e, ao todo, serão entregues 37 títulos urbanos e 6 legitimações estaduais do Projeto Lagoa São Paulo no 10º Perímetro de Presidente Epitácio.
Participam deste evento o diretor executivo da Fundação Itesp, Guilherme Guiai, o chefe de Gabinete da ITESP, Lucas Bressanin, o Diretor Adjunto de recursos Fundiários Thiago Gobbo, o coordenador da Regional Oeste Francis Sanches, a prefeita da cidade, Rute Almeida dos Santos, o presidente da Câmara do município, o vereador Jayme Salvador Alves, e demais autoridades e servidores.
O diretor executivo da ITESP, Guilherme Piai, enfatiza a importância dessa política pública agrária e assinala que "título é CEP, é dignidade, é endereço. Isso valoriza a propriedade do agricultor, dá direito à sucessão. Nós estamos fazendo a verdadeira reforma agrária, aquela que dá autonomia para o homem do campo. E na nossa gestão iremos titular os 7,2 mil assentados do nosso Estado, sendo que a maioria está aqui, no Pontal do Paranapanema.
Ele também lembra que a Fundação Itesp atua para fomentar linhas de crédito para a agricultura familiar. Para se ter uma ideia, ao longo destes sete primeiros meses de Governo, a Fundação Itesp já viabilizou algo em torno de R$ 40 milhões em empréstimos para os assentados através do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). O FEAP é um fundo do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que incentiva o desenvolvimento dos produtores rurais, pescadores artesanais, suas cooperativas e associações, com linhas de crédito para diversas atividades agropecuárias, subvenção do prêmio de seguros e contrato de opções e taxas de juros.