OSVALDO CRUZ - Aqui em Osvaldo Cruz nos últimos dois dias uma avalanche de casos envolvendo golpe do PIX e golpe do cartão bancário.
Fontes ligadas à Polícia Civil, ao Procon e a bancos da cidade apontam que diariamente entre 2 a 5 casos foram registrados entre terça-feira (2) e ontem (3), onde pessoas acabam lesadas porque golpistas que se passam por funcionários de instituições financeiras ou empresas e confundem as vítimas, levando dinheiro depositados em contas bancárias geralmente.
As vítimas, com medo de alguém ter invadido seus dados bancários, são induzidas a ligarem em algum número fornecido pelos criminosos e forçadas a passarem PIX para números de telefones ou pessoas desconhecidas e perdem valores.
Se você tem telefone fixo redobre o cuidado
Geralmente os golpes ocorrem através de números de telefones fixos e têm em idosos os principais alvos. Então se você tem telefone fixo em casa ou na empresa, muito cuidado. Os estelionatários podem prender a sua linha telefônica.
Ao receberem alguma ligação desconhecida que seja de alguém se passando por funcionário de empresa que você não conhece ou por empregado de banco ou financeira, desconfie e desligue imediatamente: você pode estar sendo vítima de um golpe.
Clonagem do 0800 do banco
Em alguns casos aqui de Osvaldo Cruz de alguma maneira os criminosos conseguiram clonar a linha do telefone fixo e pediram que a vítima ligasse para o 0800 do banco onde ela tem conta ou cartão.
A vítima ligou e achou que estava falando com o banco onde tem conta, mas na verdade estava falando com os criminosos.
Banco não visita ninguém em casa para buscar cartões
Já em outras situações, há notícias de que os estelionatários se dirigem até a casa das pessoas para buscar o cartão de débito ou crédito da vítima. Porém, banco nenhum faz isso.
Então muito cuidado: estão aplicando golpes do PIX e golpe do cartão aqui em Osvaldo Cruz e possivelmente em cidades próximas.
Recomendações
A recomendação da Polícia é: não atenda ligações suspeitas, desligue imediatamente o telefone, não responda mensagens por SMS que você não conheça e também não responda ou clique em nenhum link suspeito que chegue pelo seu WhatsApp ou e-mail ou qualquer outra forma.
Sob qualquer suspeita, procure a Polícia Civil, registre a ocorrência. Se você tiver alguma dúvida, procure pessoalmente o banco onde você tem conta.