O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Prudente (SP) confirmou, nesta terça-feira (10), o primeiro caso positivo de monkeypox na cidade em 2024.
Conforme o GVE informou à TV Fronteira, o caso confirmado trata-se de um homem, de 36 anos. Além disso, existem outros dois casos suspeitos em Presidente Prudente e um caso suspeito em Presidente Bernardes (SP), que aguardam pelos resultados de exames do Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo (SP).
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, os sintomas apresentados pelo homem foram: lesões cutâneas, febre, inflamações, dor de cabeça, fraqueza e dor nas costas.
De acordo com a pasta, entre janeiro e julho deste ano o número de casos da doença cresceu 257% em relação ao mesmo período de 2023, quando 88 casos da doença foram registrados no estado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no dia 14 de agosto, a Mpox como emergência em saúde mundial. Com surto epidêmico em cerca de 15 países do continente africano, a versão atual do vírus que está se espalhando não é a mesma do surto mundial ocorrido em 2022.