As mais de 5 mil escolas estaduais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão com matrículas abertas até o dia 13 de setembro para receber novos alunos em 2025. Estudantes que já frequentam as unidades de ensino da rede pública paulista têm matrícula automática para o próximo ano letivo.
Os estudantes que hoje frequentam escolas particulares, de outros estados ou querem retornar às salas de aula devem fazer o cadastro até o dia 13 de setembro na escola mais próxima ou nos postos do Poupatempo.
Para a matrícula presencial nas escolas ou no Poupatempo, o responsável legal ou estudante maior de 18 anos deve apresentar o RG, histórico escolar e comprovante de residência.
A partir deste ano, quem já está na rede estadual em 2024 e quer permanecer na mesma unidade escolar não precisa fazer a rematrícula, como explica o secretário-executivo, Vinícius Neiva.
“Neste ano, responsáveis de estudantes que já estão na rede estadual de ensino não precisarão ir até a escola para fazer a rematrícula no ano que vem de 2025. Esta é uma facilidade que a Secretaria de Educação adotou para o processo de matrículas. Todo aluno já matriculado pode conferir o seu local de estudo no ano que vem por meio da Secretaria Escolar Digital. Se por qualquer motivo a opção for pela transferência para outra unidade, aí sim o pedido de mudança deve ser feito na unidade escolar até o dia 13 de setembro”.
Caso o aluno queira mudar de escola, o período para solicitação de transferência, que geralmente acontecia no mês de janeiro do ano seguinte, foi antecipado pela Secretaria e vai seguir o mesmo da matrícula (19 de agosto e 13 de setembro). Os interessados devem fazer o pedido também na página da SED — em “Intenção” pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos.
O resultado final será divulgado a partir do dia 2 de dezembro. As aulas de 2025 terão início no dia 3 de fevereiro.