Megaoperação instala tanque metálico de quase 32 toneladas na Sabesp em Adamantina

27/11/2024 09h18 Tanque metálico tem 31,8 toneladas e capacidade para armazenar 50 toneladas CO₂.
Por: Siga Mais, Adamantina - SP
Megaoperação instala tanque metálico de quase 32 toneladas na Sabesp em Adamantina Tanque de quase 32 toneladas foi instalado no local (Siga Mais).

Uma megaoperação nesta segunda-feira (25) instalou um tanque metálico de 31,8 toneladas na unidade da Sabesp na rua Arno Kieffer, no Jardim Paulista, em Adamantina. A estrutura vai ser utilizada para armazenamento de gás carbônico (dióxido de carbono - CO₂), que é injetado na água para garantir que seja segura, tenha boa qualidade e não cause problemas estruturais nos sistemas de distribuição.

Os trabalhos foram iniciados pela manhã e o içamento e instalação do tanque no local ocorreram no meio da tarde, despertando a atenção da vizinhança. As ruas próximas ao local precisaram ficar interditadas para o posicionamento de dois guindastes e veículos de apoio. O procedimento também foi adotado como medida de segurança.   

A operação local foi coordenada pelo supervisor técnico da Mamuth Transporte de Máquinas, Márcio Luiz “Rato”. O tanque metálico de 31,8 toneladas tem 11,86 metros de altura e 3,10 metros de diâmetro, projetado para armazenar 50 toneladas de CO₂. Foi embarcado em Campinas e transportado até Adamantina pela empresa, que é especializada no transporte de cargas pesadas e superpesados.

Para a retirada do tanque da carreta foram usados dois guindastes, que posicionaram a estrutura de quase 32 toneladas em solo. Na sequência o içamento e sua instalação no local indicado foi feito pelo principal guindaste que abriu um lance de 64 metros. Esse guindaste tem capacidade para içar 250 toneladas.

Antes, o mesmo guindaste precisou içar uma plataforma de elevação para trabalho em altura, que ficou posicionado no interior do terreno. O equipamento foi operado para o desengate dos cabos usados no içamento, que foram afixados no topo do tanque. Após conclusão a plataforma foi içada novamente e retirada da área interna do terreno.

Cerca de oito trabalhadores da Mamuth atuaram diretamente na operação. Representantes da empresa de gases White Martins e da Sabesp também acompanharam.

Entenda

A injeção de dióxido de carbono (CO₂) no tratamento de água tem como principal objetivo ajustar o pH da água para níveis adequados ao consumo humano e à preservação das redes de distribuição. Aqui estão os motivos principais:

* Correção do pH:

Após o tratamento inicial, especialmente quando são adicionados produtos químicos como cal (hidróxido de cálcio) ou soda cáustica (hidróxido de sódio), a água pode se tornar excessivamente alcalina. A injeção de CO₂ reage com a água, formando ácido carbônico (H₂CO₃), que reduz a alcalinidade e ajusta o pH para níveis mais próximos da neutralidade (entre 6,5 e 8,5), conforme recomendado pelas normas de qualidade da água.

* Proteção contra corrosão e incrustações:

Corrosão: Se a água tiver um pH muito baixo (ácida) ou muito alto (alcalina), pode causar danos às tubulações, tanto de distribuição quanto nas residências dos consumidores. O CO₂ ajuda a manter o equilíbrio, prevenindo danos.

Incrustações: Em pH elevado, há maior risco de formação de incrustações de carbonato de cálcio, que podem obstruir tubulações. O CO₂ ajuda a controlar essa formação.

* Sabor da água:

O pH inadequado pode alterar o sabor da água. O equilíbrio proporcionado pela injeção de CO₂ ajuda a manter a água com características organolépticas agradáveis.

* Eficiência no processo de desinfecção:

O pH controlado aumenta a eficiência de agentes desinfetantes, como o cloro, que têm melhor desempenho em faixas específicas de pH.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular