A mulher apontada como a pessoa mais velha do mundo completa 120 anos neste domingo (24). Deolinda Soares Rodrigues mora em Presidente Prudente e, segundo parentes, ainda esbanja saúde.
Nascida em 1898 em Belo Horizonte (MG), conforme consta em sua Certidão de Nascimento, Deolinda mora no Jardim Santa Mônica e sua vitalidade é um exemplo na famÃlia.
"Ela teve 10 filhos, sendo uma mulher de criação, possui cerca de 30 netos, aproximadamente 90 bisnetos e 26 tataranetos. Ela está ótima de saúde. Se eu chegar pelo menos à metade da idade dela com essa saúde, serei vitoriosa. O segredo dela é ser feliz e tranquila. A tranquilidade faz com que ela tenha essa idade.", disse a neta Regina Monteiro de Oliveira Lucca, de 36 anos.
"Mãeina", como é conhecida, anda com o auxÃlio de uma bengala e já não ouve com clareza. Questionada pelo G1 sobre o segredo de tantos anos, Deolinda disse que era Deus.
Neste sábado (23), parte da famÃlia de Deolinda se reuniu na casa de uma de suas filhas, Joana Aparecida Soares Rodrigues, de 58 anos, no Parque Alvorada. O encontro também contou com a presença da filha mais velha, Leodomira Soares dos Santos, de 80 anos, além de netos e bisnetos.
"Eu a acho uma heroÃna por ter essa idade toda. Acho que o segredo dela é a alimentação de antigamente, que era diferente da de hoje. Eu não me lembro de muita coisa, mas dizem que ela me teve com muita idade e sofreu muito.", disse Joana.
"Houve mais filhos antes de mim, mas morreram ainda crianças. Quem dera que um de nós chegue à idade dela. Minha mãe está forte e tem a mente melhor do que a minha. O segredo dela é ser calma e de ter trabalhado até os 80 anos.", pontuou Leodomira.
A famÃlia ainda segue na esperança de que ela possa ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo. "Se ela for a mais velha do mundo, deveria ser reconhecida assim. Para nós, é um privilégio ela ser brasileira, morar em Presidente Prudente e ser minha avó.", completou Regina.