O município de Sagres faz um trabalho intenso de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças, além de buscar dotar o sistema de saúde de condições para um diagnóstico rápido da doença, através de convênios com laboratórios especializados.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Eduardo Alves de Morais, enfermeiro do município e gerente de unidade.
Segundo o profissional da saúde, Sagres tem acompanhado a situação tendo pouco mais de 200 casos positivos, números que naturalmente podem ser alterados a qualquer momento. “Diante de todas as ações que o município vem adotando espera-se uma queda desses números. Vem sendo a aplicação de larvicidas casa a casa, equipes olhando todos os pontos onde há possibilidade de acumulo de água e fazendo orientação aos moradores no sentido de colaborarem.”, disse.
O enfermeiro falou também sobre a parceria da Prefeitura com um laboratório especializado, onde se consegue enviar o material colhido das pessoas com sintomas e dentro de 24 horas já vem o resultado. “Com a agilidade nos exames fica mais fácil conduzir a situação do paciente sintomático e também como tem ocorrido inúmeros casos em todos os municípios, sempre há um atraso no envio do material e o retorno do resultado. Mediante a tudo isso, a Prefeitura de Sagres está custeando também a parte da sorologia.”.
Dependendo da situação do paciente, a área da saúde de Sagres já consegue em meia hora diagnosticar se é positivo ou negativo para dengue.
O município de Sagres também aderiu à parceria com uma empresa de Piracicaba, que fez contato para demonstrar um trabalho de pesquisa que consiste numa modificação genética do mosquito da dengue, onde após esse processo, a fêmea põe seus ovos, onde sairão maioria de larvas para mosquitos machos. Como é a fêmea que pica as pessoas e transmite a doença, vai ocorrer um controle natural da doença.