No Mês da Criança, equipes da Energisa vão às escolas para falar dos riscos de acidentes e uso consciente da energia

09/10/2023 08h51 Atividades estão sendo realizadas em Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Álvares Machado e Regente Feijó.
Comunicação Energisa, Presidente Prudente (SP)
No Mês da Criança, equipes da Energisa vão às escolas para falar dos riscos de acidentes e uso consciente da energia (Foto: Cedida)

Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão realizando uma ação especial com as crianças durante o mês de outubro. Com o objetivo de levar informações sobre a importância do uso consciente da energia e como prevenir acidentes envolvendo eletricidade, técnicos da distribuidora visitam escolas de Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Álvares Machado e Regente Feijó, promovendo um bate-papo com alunos do ensino fundamental.  

"Nossa região tem enfrentado um período de calor extremo e aumento considerável no consumo de energia elétrica. Aproveitamos esse contato nas escolas para orientá-las sobre os hábitos mais comuns que contribuem para o desperdício de energia. As crianças são multiplicadoras de informações e com certeza vão replicar essas orientações em casa, entre os familiares e na comunidade, para que todos adotem uma rotina de uso consciente da energia", afirma Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa.  

Segurança 

Além de aprenderem sobre economia de energia, o bate-papo com os alunos também tem sido importante para alertar sobre os ricos de acidentes envolvendo eletricidade. 

"Para a garotada que não fica longe dos eletrônicos, o alerta está no risco de choque ao usar celular e tablet enquanto carregam a bateria na tomada. Também orientamos sobre o perigo de utilizar benjamins (Ts) para ligar o videogame ou a TV, já que podem sobrecarregar e aquecer as tomadas, causando um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções", explica Rodrigo Pontes, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste. 

Ao brincar ao ar livre, o perigo está em subir em árvores sem analisar a proximidade dos fios ou cerca elétrica, e ainda soltar pipas perto da rede elétrica. "O correto é soltar pipa longe da rede, em áreas abertas como campos de futebol e parques. Dessa forma, não há risco de a pipa encostar na fiação, o que pode ocasionar um acidente e interrupção no fornecimento da energia", acrescenta Rodrigo.  

A criançada ainda foi para casa com uma missão: compartilhar com os adultos outras orientações de segurança. "Manter a distância da rede elétrica durante os serviços de construção civil; não se aproximar de cabos partidos nas ruas ou calçadas; chamar um profissional para revisar as instalações da residência. São situações do cotidiano dos adultos que, sem não forem executadas com segurança, podem causar acidentes graves e até fatais", finaliza Rodrigo. 

Em casos de acidentes envolvendo energia, a população deve acionar a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa (18) 99120-3365 ; ou Call Center 0800 70 10 326. 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular