No começo desta semana o SIGA MAIS recebeu novos relatos de moradores sobre ocorrências de envenenamento de gatos e outras formas de agressão a esses animais, no bairro Cecap, em Adamantina.
O relato mais recente foi recebido no domingo (20) pela redação. “A semana passada envenenaram meu gato. Ficou uma semana internado. Não conseguimos salvar. Ontem deram uma paulada no gatinho do meu vizinho. Está internado”, informou o internauta.
A moradora que perdeu seu animal de estimação por envenenamento disse que registrou boletim de ocorrência na Polícia, na expectativa de que haja investigação para identificar e responsabilizar a autoria.
Outros casos na Cecap
A localidade do bairro Cecap foi tema de uma reportagem sobre soltura de bombas e relatos de maus tratos a animais.
No dia 11 de junho o SIGA MAIS publicou sobre bombas que eram lançadas de uma camionete, no bairro. Segundo os moradores, a prática seria para afugentar cães e gatos. Depois da publicação o caso repercutiu e surgiram novos relatos nas redes sociais, confirmando morte de animais. Em uma das postagens, um morador da Cecap narrou um episódio onde um homem ameaçou de morte a vizinha dele, por causa dos gatos. Segundo o denunciante, ele gritou que matou gatos e que iria matar os donos. A declaração e as ameaças também teriam sido ouvidas por outras pessoas. “Ninguém chamou a polícia. Então ele vai continuar fazendo pior. Mas agora já sabemos quem está matando os gatos do bairro”, relatou a fonte.
Morte de gatos na região da Vila Cicma
No sábado passado (19) o SIGA MAIS noticiou sobre ocorrência de morte de gatos na região da Vila Cicma, proximidades da Santa Casa local. Uma moradora de Adamantina e cuidadora voluntária de animais de rua procurou a Polícia Civil na sexta-feira (18) onde registrou um boletim de ocorrência relatando a morte de gatos, por envenenamento.
De acordo com o BO, registrado junto ao NECRIM (Núcleo Especial Criminal) da Polícia Civil de Adamantina, a moradora relata que há cerca de 15 dias localizou próximo à sua residência um gato já sem vida. O animal era sadio e a suspeita é que tenha sido envenenado.
Um segundo caso, na quinta-feira (17), também foi relatado pela moradora no BO. Desta vez ela encontrou outro animal, ainda com vida, porém com perda dos sinais vitais. Rapidamente socorreu o felino e encaminhou a uma clínica veterinária.
Uma declaração da profissional veterinária da clínica juntada ao BO diz que o animal tinha sintomas de intoxicação, como andar cambaleante, sialorreia, diarreia, ausência de reflexos, perda de consciência e tremores musculares. Na clínica o animal foi submetido a fluidoterapia com antídotos e apresentou melhoras, permanecendo em observação.
Denúncias
Tem sido comum a ocorrência de casos de envenenamento de animais, em diversos bairros da cidade, conforme relatos de moradores publicados nas redes sociais. Porém, muitos desses casos não são noticiados às autoridades, o que dificulta a investigação.
Qualquer denúncia sobre ocorrências de envenenamento, agressão e maus tratos a animais pode ser feita diretamente à Polícia Civil, junto ao NECRIM, ou outra unidade policial, como também à Polícia Militar. Boletins de ocorrência também podem ser feitos na internet pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (acesse aqui).