Novo programa estadual pode abrir recursos para recuperar a Plácido Rocha

04/02/2021 05h43 Programa do governo estadual pretender modernizar estradas sob responsabilidade das prefeituras.
Por Siga Mais, Adamantina - SP
Novo programa estadual pode abrir recursos para recuperar a Plácido Rocha Manutenção da Rodovia Plácido Rocha é de responsabilidade municipal. (Foto: Arquivo / Siga Mais)

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, realizou nesta terça-feira (2) audiência pública online para a apresentação do programa Novas Vicinais. Lançado pelo Governo de SP, o programa irá recuperar estradas vicinais de todo o Estado. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem é que o edital de licitação, do primeiro lote, seja publicado em março. 

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, o Novas Vicinais foi criado pelo Governo de SP para ajudar a Prefeituras a modernizar estas estradas, que são de responsabilidade municipal. “Importantes para o desenvolvimento econômico do Estado, estas vias fazem parte da nova matriz logística rodoviária integrada em todo o Estado”, diz a nota.

Um estudo técnico do DER, feito em conjunto com as Prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. A partir daí, as vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.

Em Adamantina, a rodovia Plácido Rocha, na extensão sob domínio de responsabilidade do Município de Adamantina, espera há anos por investimentos e melhorias, no trecho que vai da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) à ponte do Rio Aguapeí, na divisa com Valparaíso. As autoridades locais devem se mobilizar para apresentar projeto e pleitear os recursos.  

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão estadual, a audiência foi planejada para explicar tecnicamente às prefeituras como será realizado o programa. Não foram anunciados os municípios beneficiados. Para o DER executar as obras, é necessária a formalização de convênios entre Governo de SP e Prefeituras.  “O governador Doria priorizou o Novas Vicinais dentro dos investimentos em logística do Estado. Os técnicos do DER chegaram a este programa estruturado, classificando as vicinais nos municípios. No momento da licitação, junto com os prefeitos, podemos escolher os caminhos a serem recuperados resultando em mais segurança, menores custos logísticos e melhorando a qualidade de vida das pessoas que por ali transitam”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia. “As vicinais são mais do que a integração entre municípios do interior e do litoral. São essenciais para o escoamento da produção agrícola, além de dar acesso a portos, aeroportos e grandes centros urbanos. São corredores logísticos do PIB nacional”, afirmou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Evento virtual

A audiência pública aconteceu em ambiente virtual e de forma presencial. O evento desta terça (2) começou às 11h. O processo foi conduzido pelo DER, que disponibilizou acesso ao canal online para que os interessados pudessem acompanhar, por videoconferência, na plataforma Teams. Também houve um canal no Youtube.

A participação foi aberta a todos os interessados, que puderam, inclusive, encaminhar suas sugestões e dúvidas durante a audiência por meio do chat da plataforma de videoconferência. “O evento teve grande importância para apresentar a metodologia do programa Novas Vicinais aos municípios interessados”, afirma o superintendente do DER, Paulo César Tagliavini. 

Nova Matriz Logística

Com o Novas Vicinais, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes dá andamento à implantação da nova matriz logística de São Paulo. Assim, o governo pretende melhorar a integração de todos os modais de transporte – malhas rodoviária, férrea, hidroviária e aerorodoviária –, e garantir agilidade no transporte de cargas e segurança na circulação de pessoas.  “Estado mais rico da União, São Paulo é exemplo para o país, pois nosso território atua como corredor logístico dos principais produtos de exportação que sai, em sua maioria, pelo Porto de Santos”, conclui Octaviano, secretário estadual de Logística e Transportes.

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