O prefeito Márcio Cardim esteve em São Paulo na última terça-feira (6) e protocolou junto ao Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo) o cronograma de execução das obras de substituição da galeria de tubos que passa debaixo do Parque dos Pioneiros, viabilizadas por meio de financiamento no valor de R$ 2 milhões.
O documento será analisado pelo órgão estadual para a elaboração do contrato de início dos serviços. Em seguida o chefe do executivo assinará e terá a liberação do dinheiro.
"Nossa expectativa é que esse processo ocorra nas duas próximas semanas. Pretendemos começar as obras ainda neste ano, para evitar que chegue 2019, porque haverá troca de governo, será um novo Orçamento Estadual e possivelmente precisaremos providenciar a documentação outra vez. Então, estamos correndo para conseguirmos ao menos iniciar a execução agora, em 2018", explicou Cardim.
Com base na projeção passada à Prefeitura de Adamantina pela Copel Engenharia, Indústria e Comércio LTDA - empresa vencedora da licitação para fornecimento de aduelas de concreto - a futura galeria do Pioneiros contará com 460 peças de 3 x 3 metros e deve ter mais de 480 metros de extensão. Será feita uma base com pedra rachão e brita antes de instalar a nova tubulação.
Além dos R$ 2 milhões financiados em 72 meses com carência de um ano, a Prefeitura de Adamantina já dispõe também de uma escavadeira hidráulica adquirida para facilitará os serviços.
O Pioneiros está parcialmente interditado desde o segundo semestre de 2013 em razão do risco de imprevisível desabamento da fragilizada galeria de tubos metálicos instalada há 20 anos.