As paróquias católicas de Tupã anunciaram que as missas presenciais serão retomadas a partir do mês de setembro. O Tupacity.com apurou que, por enquanto, voltam as paróquias Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia São Judas Tadeu e São José Operário. Já a Paróquia São Pedro Apóstolo ainda não tem data prevista.
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Em entrevista ao repórter Rafael Reinol do TupaCity nesta quarta-feira (26) o pároco da Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, Padre Márcio Rios, explicou que todas as medidas de higiene e de distanciamento serão tomadas para o retorno dos fieis, conforme manda o Ministério da Saúde e as regras municipais para cultos religiosos. As missas voltam no dia 5 de setembro na comunidade.
De acordo com ele, o uso de máscara será obrigatório e os fieis deverão retirar senha para participar das missas. Além disso, os fieis não precisarão deixar os seus lugares nem para o momento da coleta das ofertas e nem no momento da comunhão. Os ministros da eucaristia e demais servos da igreja irão até os bancos nestes dois momentos. Serão distribuídas apenas 80 senhas.
"As missas serão nos horários normais de costume. Às 19h no sábado e no domingo às 9h30 e às 19h. A transmissão das missas pelas redes sociais será mantida no sábado às 19h e no domingo às 9h30", explicou o padre.
Paróquia São José Operário
Já na Paróquia São José, as missas voltam no dia 12 de setembro. De acordo com o padre Marcelo Antônio, os horários de missa serão: Sábado às 19h30 e no domingo em quatro horários diferentes: às 7h da manhã; às 9h da manhã; 5h da tarde e 7h da noite. "Os fieis deverão retirar suas senhas na secretaria paroquial a partir do dia 1º de setembro, nos horários das 8 às 11 e das 14h às 16h", informou ao TupaCity.
Ele lembrou ainda que não haverá retorno de missas nas capelas ligadas à paróquia, centralizando assim as missas apenas na Matriz de São José.
Paróquia São Judas Tadeu
Na paróquia São Judas Tadeu, as missas também voltam no dia 12 de setembro. As celebrações, no entanto, serão feitas no pátio do salão paroquial, por ser um ambiente mais aberto e que permite circulação de ar. Caso haja necessidade, os bancos da igreja serão demarcados para receber os fieis seguindo o distanciamento social.
O padre Luciano Pontes informou ao site que os critérios para a retomada ainda estão sendo discutidos com as lideranças da comunidade. Neste primeiro momento, as missas serão também centralizadas apenas na Matriz de São Judas Tadeu.
Paróquia São Pedro Apóstolo
A Matriz de São Pedro decidiu esperar um pouco mais para retomar as missas com presença dos fieis. Em nota ao Portal TupaCity, o padre Carlos Roberto informou: "Outras paróquias de Tupã marcaram datas para reiniciar atividades de missa presencial. Hoje após conversar com o Caio e com o Dr. Miguel, vemos que o contágio está alto ainda. Consultei CAEP (Conselho de Assuntos econômicos CAEP) e CPP (Conselho Pastoral Paroquial - CPP). Só uma opinou a favor de abrir Igreja, com todas as cautelas necessárias ... todos os demais preferem esperar um pouco mais. Portanto, acho que ainda não é seguro retomar a missa presencial. Vamos esperar um pouco mais, SEM PREVER DATA, aguardando os dados que as autoridades sanitárias e Tupã nos passar. Que o Bom Deus nos abençoe a todos".
Regras
Para reuniões religiosas, missas e cultos, o decreto nº 8.767 do prefeito Caio Aoqui estabelece que a ocupação não deve exceder os 30% da capacidade máxima. Além disso, deve-se respeitar o afastamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas e não permitir a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco (não são permitidos menores de 12 anos e idosos a partir de 65 anos). Também é proibido o contato físico entre as pessoas.