O Produto Interno Bruto (PIB) das regiões administrativas de Bauru e Marília foi o que apresentou maior crescimento em todo o estado de São Paulo em 2022. A informação é da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade).
Segundo o órgão, a região de Marília, que compreende 51 municípios, foi responsável por encabeçar a alta da economia paulista no ano passado, com aumento de 5%, o maior salto entre todas as 16 regiões administrativas do estado. O PIB na região mariliense foi de R$ 52.514.000,00.
A economia no centro-oeste paulista também foi alavancada pela região de Bauru, formada por 39 cidades e que apresentou crescimento de 4,6% no ano passado, o terceiro maior do estado, com PIB de R$ 68.093.000,00.
Segundo o economista Reinaldo Cafeo, a alta na região se deve especialmente ao setores terciário, de comércio e serviços, e primário, de atividades agropecuária e extrativa.
"Na região de Bauru, a questão do álcool e o cultivo de eucaliptos são setores que alavancaram. Na região de Marília, a indústria de alimentos é muito forte, mas também se destacam os maquinários agrícolas e a área do sucroalcooleiro", explica.
Também se destacaram no estudo as regiões de Santos, com 4,8% de aumento, e Sorocaba, com 4,4%, todas com desempenho acima do resultado do estado, de 2,8%.
O levantamento mostra ainda que a região metropolitana de São Paulo é a maior aglomeração do estado, apresentando a maior participação no total do PIB paulista, com 50,2%, seguida pelas regiões de Campinas (20%) e São José dos Campos (5,6%). As regiões de Marília (1,6%) e Bauru (2,1%) ficam, respectivamente, nas décima e oitava posições.