Os 12 postos do Poupatempo existentes na região de Presidente Prudente (SP) passam a oferecer, a partir desta quinta-feira (11), um atendimento para surdos pela Central de Interpretação de Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais.
A iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo faz parte do programa “São Paulo São Libras" e tem os objetivos de facilitar o acesso aos serviços públicos estaduais e promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
"O 'São Paulo São Libras' é uma ferramenta fundamental para nossa sociedade, pois garante a inclusão e a acessibilidade das pessoas surdas nos serviços públicos, promovendo a igualdade de direitos e uma comunicação mais efetiva, reduzindo barreiras de comunicação e assegurando que todos os cidadãos tenham acesso a informações e serviços de maneira justa e eficiente", explicou o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, ao g1.
Os atendimentos serão realizados por uma plataforma de videochamadas, com intérpretes de Libras, para intermediar a comunicação entre o funcionário do Poupatempo e o usuário.
"O atendimento com intérprete fornecido pelo programa é realizado por videoconferência, possibilitando à pessoa com deficiência auditiva apresentar suas demandas em Libras ao intérprete, e este informá-la ao atendente ouvinte. É um sistema fácil de operar, bastante ágil, permitindo que exerça plenamente sua cidadania", finalizou Costa ao g1.
O serviço de atendimento em Libras também é oferecido de forma digital, com acesso pelo site e aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR.
O Poupatempo está presente nas seguintes cidades do Oeste Paulista:
1. Adamantina (SP);
2. Álvares Machado (SP);
3. Dracena (SP);
4. Junqueirópolis (SP);
5. Lucélia (SP);
6. Osvaldo Cruz (SP);
7. Pirapozinho (SP);
8. Presidente Epitácio (SP);
9. Presidente Prudente (SP);
10. Presidente Venceslau (SP);
11. Teodoro Sampaio (SP); e
12. Tupi Paulista (SP).
Serviço
O atendimento no Poupatempo pode ser realizado tanto presencial quanto virtualmente. Para ter acesso ao serviço presencial, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal, pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, pelos totens de