A Prefeitura de Adamantina recebeu do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV/SP) o Certificado de Regularidade de Pessoa Jurídica e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que regulamento os trabalhos de Atendimento Médico Veterinário realizado pelo Departamento de Controle de Vetores. Esta é mais uma etapa vencida que visa colocar o castramóvel em funcionamento.
De acordo com a secretária de saúde, Franciele Anselmo, a importância dessa certificação está no fato dela autorizar o departamento a realizar as castrações conforme os Planos de Controle de Reprodução devidamente registrados no CRMV/SP.
“Com a Certificação de Regularidade o município pode agendar com o CRMV/SP vistoria das instalações e equipamentos do Castramóvel, e validar o Plano de Controle de Reprodução Animal”, afirma.
Até a obtenção da certificação, o município precisou reformar sua estrutura física, organizar o quadro de funcionários, documentar o pedido de registro do Departamento de Controle de Vetores, cadastrando a médica veterinária responsável pelo Departamento, e o prazo para a regularidade foi de 120 dias, a contar da data do pedido que ocorreu formalmente no dia 22 de julho de 2022.
Além disso, foram abertas licitações com o objetivo de adquirir todos os equipamentos necessários para o funcionamento.
Após alguns processos licitatórios darem desertos, uma nova reabertura permitiu a aquisição, porém a empresa vencedora demorou para entregar os itens em virtude da pandemia e a falta de respiradores no mercado, equipamento necessário para o funcionamento.
Outro fator que fez com que todo esse processo fosse ainda mais longo, foi a devolução por parte do CRMV do plano de trabalho com diligência.
“Cumprida todas as etapas anteriores, estamos nos aproximando da conclusão do processo para colocar o castramóvel em funcionamento e poder atender a uma necessidade do município”, finaliza.