A Prefeitura de Martinópolis (SP) postou neste sábado (12), nas redes sociais, uma nota de pesar pela morte do humorista Ary Toledo.
O artista, que faleceu em São Paulo (SP), aos 87 anos, nasceu em Martinópolis, em 22 de agosto de 1937, filho de Desolina Christoni e Antônio de Toledo.
“É com grande tristeza que a Prefeitura de Martinópolis comunica o falecimento do humorista Ary Toledo, aos 87 anos. Nascido em nossa cidade, Ary levou alegria e muitas risadas para todo Brasil. Nosso carinho e solidariedade à família, amigos e fãs. Ary, seu legado ficará para sempre em nossos corações!”, publicou a Prefeitura.
O historiador José Carlos Daltozo detalhou ao g1 que o pai de Ary Toledo era funcionário da antiga Estrada de Ferro Sorocabana e trabalhava na estação Laranja Doce, em Martinópolis, quando o filho nasceu.
Ary Toledo fez carreira na TV e no rádio contando piadas e histórias engraçadas.
Ele passou a infância na cidade de Ourinhos (SP) e se mudou para a capital paulista aos 22 anos, quando começou a fazer shows como cantor e contador de piadas, além de trabalhar como ator.
Ao longo da carreira, trabalhou em emissoras como TV Tupi, Record e SBT. Também escreveu muitos vários livros de piadas e gravou discos.
Por 45 anos, foi casado com a diretora teatral Marly Marley, que morreu em 2014, aos 75 anos, vítima de uma complicação do câncer de pâncreas.