Após autorização dos órgãos competentes, a Prefeitura de Sagres através da Secretaria de Meio Ambiente iniciou as operações na tarde de sexta feira (1º) do aterro sanitário do Município.
A licença de operação do novo aterro sanitário foi concedida no dia 29 de outubro pela Cetesb, a agência de Dracena.
O antigo aterro sanitário havia sido interditado em dezembro de 2018 em razão de sua vida útil esgotada.
A Prefeitura já previa a questão e por isso já havia iniciado processo de viabilização de um novo aterro desde 2017.
O local foi devidamente licenciado e opera em plenas condições. O espaço foi construído com recursos próprios do Município e está localizado a 3 quilômetros da área urbana, no bairro Pingo de Ouro.
A Secretaria de Meio Ambiente de Sagres estima que a útil deste novo aterro seja para aproximadamente 15 anos.
"Iremos trabalhar com técnica e muita cautela para que a área fique sempre limpa, sem presença de odores e animais a fim de que a vida útil seja maior. O local estará sempre fechado e só será permitida entrada de pessoas autorizadas", esclareceu a Secretária de Meio Ambiente, Camila Iembo.
Além do novo espaço a Secretaria Municipal de Meio Ambiente elabora um programa de Educação Ambiental para operação no aterro. Este programa vai promover um trabalho de conscientização ambiental com a comunidade com o objetivo de promover uma maior promoção de materiais e coleta seletiva. Assim, a vida útil do aterro será maior.