A Prefeitura de Rancharia (SP) decretou estado de emergência nesta segunda-feira (17), devido ao alto número de casos de dengue que atinge o município.
O decreto nº 019/2020 autoriza o município a tomar todas as medidas legais necessárias para o controle da dengue e ainda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a requisitar todo o seu efetivo, mas não se descarta a possibilidade de convocação de outros segmentos da administração, excepcionalmente em pontos facultativos e recessos.
A Prefeitura fica autorizada temporariamente ao empréstimo de insumos e equipamentos das demais secretarias, ao reforço de exames laboratoriais e à aquisição em caráter emergencial de medicamentos e insumos e materiais para prevenção e assistência dos casos de dengue, conforme descrito no documento.
Fica autorizado temporariamente também, de acordo com o decreto, um aporte financeiro ao Hospital e Maternidade de Rancharia, entidade filantrópica responsável pelos serviços de pronto-socorro do município.
Ainda segundo consta no documento, sempre que houver a necessidade de o município limpar um local particular, deverá ser efetuado um levantamento dos custos e despesas, cobrando do proprietário os gastos da operação. O prazo de pagamento é de 15 dias e, se não for cumprido, as despesas deverão ser inscritas em dívida ativa, expedindo-se certidão para imediato protesto e execução.
Até esta terça-feira (18), Rancharia registrou 1.205 casos suspeitos, sendo 459 confirmados, 275 negativos e 471 aguardando resultados.
Morte suspeita
Um jovem de 23 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica na noite desta terça-feira (18), em Rancharia. Exames serão realizados para a confirmação da causa da morte. A vítima estava na Santa Casa.
A Prefeitura de Rancharia informou que a Vigilância Sanitária colheu amostras para exames que devem confirmar a causa da morte.
O material coletado foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).
"Sem o resultado dos exames não é possível saber a causa correta da morte", declarou.
Segundo a família, Jhonata William dos Santos era soldador e estava internado desde a última sexta-feira (14). Ele chegou a ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com hemorragia, mas acabou morrendo.
A família ainda diz que o rapaz já havia feito exames que apontavam que ele tinha dengue.
Surto
Só neste ano, a cidade já registrou mais de 450 casos de dengue. No ano passado inteiro, Rancharia contabilizou 560 casos positivos, ou seja, os números estão se aproximando em dois meses.
O município já considera a situação como um surto e fez o trabalho de nebulização depois da chegada do inseticida enviado pelo Ministério da Saúde.