Primeira no país a readequar UPA, Adamantina deve colocar policlínica em funcionamento no fim de novembro

30/10/2019 07h40 A autorização, conquistada junto ao Governo Federal, saiu na última semana, sendo a primeira concedida em todo o país que transforma o prédio em CIS (Centro Integrado de Saúde)
Redação - Acally Toledo - Informações: Impacto Noticias, Adamantina - SP
Primeira no país a readequar UPA, Adamantina deve colocar policlínica em funcionamento no fim de novembro .

O tão aguardado fim da novela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) deve ocorrer na última semana de novembro, quando a Prefeitura de Adamantina pretende colocar em funcionamento uma policlínica no local. A autorização, conquistada junto ao Governo Federal, saiu na última semana, sendo a primeira concedida em todo o país que transforma o prédio em CIS (Centro Integrado de Saúde).

A obra era para ter começado em 2011, finalizada um ano depois, porém a construção só foi entregue em 2017. O prefeito Márcio Cardim chegou a anunciar no início de sua gestão que colocaria a UPA em funcionamento, mudando de ideia logo depois ao afirmar que iniciaria processo de devolução dos recursos. Porém, houve uma nova mudança.

No ano passado, a União publicou decreto que autorizou os estados e municípios utilizarem as estruturas para outras finalidades na área de saúde, sem a necessidade da devolução dos recursos investidos no prédio. No caso de Adamantina, foram empregados cerca de R$ 1,8 milhão para a construção da UPA.

Com a possibilidade, a Prefeitura anunciou a criação do CIS no local, realizando melhorias para o funcionamento. E, desde então, aguardava a autorização para iniciar os atendimentos, que chegou a ser concedida em julho, mas mudanças no Ministério da Saúde retardaram a publicação da portaria autorizativa, efetivada no último dia 16.

No local, a Prefeitura investiu em torno de R$ 80 mil em recursos próprios para a adequação. “O local estava totalmente degradado, assim como em nível de Brasil que temos mais de 400 prédios que se encontram nesta situação. Adamantina é o primeiro Município do país a conquistar a readequação, em obter autorização do Ministério de Saúde para utilizar este prédio sem a necessidade de devolver os recursos ao Governo Federal”, comemora o prefeito Márcio Cardim.

No CIS serão oferecidos serviços de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Cardiologia, Infectologia e Ginecologia e Obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura.

Os alunos de Medicina da UniFAI, em regime de Internato, atenderão nas especialidades de Oftalmologia, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ortopedia, Gastroenterologia e Moléstias Infecciosas. Já no período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o Ambulatório de Alergias, Obesidade e Gestantes de Alto Risco.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular