Professor da Alemanha visita a FCAT-Unesp Dracena

05/02/2020 07h05 No mês passado, o campus local recebeu a visita do professor doutor Enno Bhars, da Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha.
Redação - Acally Toledo - Informações: Portal Regional, Dracena - SP
Professor da Alemanha visita a FCAT-Unesp Dracena O professor alemão teve a oportunidade de conhecer também a Usina Viralcool e observou o sistema de manejo do solo e culturas: reforma do canavial com a soja. (Foto: Cedida/Unesp)

A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT-Unesp Dracena) recebeu no mês que passou a visita do  professor doutor Enno Bhars, da Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha. O ato se deu por intermédio da professora doutora Elaine Mendonça Bernardes e foi nos dias 27 e 28 de janeiro.

O professor doutor Reges Heinrichs, da FCAT informou que no primeiro dia, a professora Elaine apresentou as instalações do campus e visitou diversos professores e laboratórios. No segundo dia da visita, acompanhado por ele, Bhars visitou o sistema de produção de cana-de-açúcar, na Usina Viralcool, onde foram recebidos por Alex M. Oliani e Rafael Ribeiro.

Segundo o professor Heinrichs, foi apresentado o vídeo institucional da Usina e, em seguida, foram para o campo conhecer o sistema de manejo do solo e culturas, para reforma do canavial com a cultura da soja, avaliando aspectos em relação à capacidade de uso do solo, rotação de culturas, cobertura do solo com palhada, manejo conservacionista e os reflexos positivos em produtividade da soja e cana-de-açúcar.

"O professor Bhars teve a oportunidade de acompanhar a colheita mecanizada de colmos e, em seguida, o plantio mecanizado georeferenciado".

O professor Heinrichs  afirmou que o Bhars desconhecia o sistema atualmente empregado no sistema de produção de cana-de-açúcar e admirou o avanço tecnológico, como mão-de-obra qualificada e que esse conhecimento é importante para difundir a forma sustentável que atualmente é utilizado no sistema de produção.

Também visitou áreas com trabalhos de drenagem de solo para plantio de cana-de-açúcar e a produção pecuária também pertencente à Usina. "Ao final do dia visitou a indústria, quando foi apresentada toda a dinâmica desde a chegada da cana-de-açúcar, os diferentes processos industriais para produção de açúcar, etanol, levedura e energia por combustão", frisou.

Conforme o professor Heinrichs, Bhars ficou muito grato pela oportunidade de visitar a empresa, agradeceu a Unesp e a Usina Viralcool pela dedicação e que realmente a cana-de-açúcar é uma cultura fantástica que é possível a elaboração de um ciclo completo com o aproveitamento de recursos renováveis e sustentável.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular