Adamantina ganhou, na segunda-feira (14), um novo espaço compartilhado destinado aos profissionais da área tecnológica e de uso gratuito, a partir da parceria da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista (Aeaanap) com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). A cidade, que fica a cerca de 570 quilômetros de distância da capital paulista, se conecta ao ecossistema do programa CreaLab, que transformará mais 35 unidades em todo o Estado.
O novo coworking de Adamantina possui o mesmo padrão do espaço inaugurado recentemente em uma das sedes do Conselho, em São Paulo. Com isso, os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências contam com locais padronizados que objetivam o fomento da inovação e de novos negócios.
"Estamos reunindo os profissionais em uma iniciativa conjunta das associações com o Crea-SP para que possamos discutir ideias, modelos e soluções", explicou Daniel Robles, assessor da Presidência do Conselho. "E, Adamantina, é um berço desse desenvolvimento", completou.
Espaço de integração
O ambiente visa estimular ainda mais a integração entre diferentes segmentos, como profissionais, startups, empresas, investidores, instituições de ensino e setor público.
Essa conexão já é incitada pelo Hub de Inovação da Nova Alta Paulista (Hinap), que se agrega ao coworking. "Já temos know-how na elaboração de relatórios e modelos para o poder público municipal. Porém, queremos transcender essa atuação, inserindo novos serviços para o nosso ecossistema", enfatizou Robles.
Como exemplo desse aprimoramento, a Aeaanap vai inaugurar, em breve, uma estação meteorológica em conjunto com o Crea-SP na cidade. "Esses dados vão servir de base para empresas do agronegócio, profissionais da Engenharia, prefeitura e, inclusive, para o próprio Conselho", pontuou o presidente da associação, André Luiz Borrasca. "É mais uma ferramenta que os integrantes desse ambiente coletivo de negócios vão ter acesso", complementou.
E todo esse investimento traz benefícios que vão além do compartilhamento e intercâmbio de ideias entre os profissionais. "Esse novo ambiente, os novos serviços que a associação proporciona para o município em parceria com o Conselho, a partir da troca de conhecimentos e experiências, busca trazer o desenvolvimento de projetos que geram emprego e renda para a população em geral", destacou o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim.
Também participaram da inauguração: o vice-presidente do Crea-SP, Mamede Abou Dehn Jr., representando o presidente do Conselho, Vinicius Marchese, que participou da solenidade de forma remota; a vice-prefeita de Adamantina, Maria de Lourdes Santos Gil; os secretários municipais de Adamantina, Lucélia Sérgio Vanderlei da Silva, Gustavo Taniguchi, Luciana Pereira e Fonteine Tazinazzo Bastos; representantes de instituição de ensino e de empresas e cooperativas do setor agronômico, entre outros.
Coworking de Adamantina
Situado na Rua Josefina Dal'Antonia Tiveron, 140, o coworking funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os profissionais, estudantes e empresas que desejam utilizar o espaço devem agendar pelo coworking.creasp.com.br, informando data e período escolhidos para reserva.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.