A partir de 2022, mais 31 escolas estaduais da região de Presidente Prudente farão parte do Programa de Ensino Integral (PEI). A informação foi anunciada pelo governo estadual nesta segunda-feira (12).
As novas unidades estão distribuídas em 18 cidades do Oeste Paulista:
- Adamantina
- Flórida Paulista
- Inúbia Paulista
- Irapuru
- Junqueirópolis
- Mirante do Paranapanema
- Monte Castelo
- Nova Guataporanga
- Osvaldo Cruz
- Pacaembu
- Panorama
- Presidente Epitácio
- Presidente Prudente
- Regente Feijó
- Rosana
- Salmourão
- Santa Mercedes
- Tupi Paulista
Ao todo, conforme o governo do Estado de São Paulo, a expansão do programa foi feita para 778 unidades. No total, serão 1.855 escolas atendidas no modelo. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do Estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
Ainda segundo o Estado, criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão.
São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
Há ainda o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Confira abaixo a lista completa das cidades do Oeste Paulista que receberão as novas unidades: