A partir de agora Adamantina integrada o Projeto de Difusão “Pontos MIS”., que é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e parceiros, entre eles a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O município foi selecionado por ter participado de um edital de chamamento público.
O objetivo desse projeto é promover a democratização do acesso à cultura audiovisual por meio da difusão de conteúdos cinematográficos e audiovisuais em diversas localidades do estado de São Paulo.
Os “Pontos MIS” são espaços culturais espalhados por diferentes municípios paulistas que oferecem programação gratuita de filmes, documentários, curtas-metragens, e outras produções audiovisuais. Esses locais geralmente são bibliotecas, centros culturais, cinemas comunitários, entre outros.
Além da exibição de filmes, os Pontos MIS também realizam atividades como oficinas, cursos, palestras e debates sobre cinema e audiovisual, contribuindo para a formação de público e o enriquecimento cultural das comunidades locais. “A decisão de Adamantina em participar do movimento Pontos MIS 2024 pode ser vista como uma oportunidade para enriquecer a vida cultural da cidade, democratizar o acesso à cultura audiovisual, formar público e fortalecer os laços comunitários”, afirma Meire Cunha, supervisora da Casa Afro de Adamantina.
Exibição audiovisual para alunos da Emef Teruyo Kikuta (Acervo Pessoal).
O Projeto MIS já teve início no município e contou com a participação dos alunos da Emef Teruyo Kikuta.
Adamantina participa do encontro estadual Pontos MIS em SP
Após ter sido escolhida para integrar o projeto de difusão do MIS, Meire Cunha, supervisora da Casa Afro de Adamantina, participou do encontro estadual “Pontos MIS” que aconteceu na cidade de São Paulo.
O objetivo do encontro foi apresentar o cronograma das atividades que serão realizadas e passar orientações gerais. “Além das exibições de filmes, as atividades promovidas pelo projeto podem fomentar o diálogo, a interação social e o fortalecimento dos laços comunitários”, afirma Meire.
Além da programação com filmes que já teve início nesta semana, Adamantina recebe nos dias 19 e 20 de março a Oficina Encenasom Ateliê de Podcasts Ficcionais. A atividade é gratuita e destinada a pessoas que tenham a partir de 15 anos.