Prudente é eleita a 48ª cidade mais inteligente do país

17/09/2020 06h54 Urban Systems divulgou a 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities, referente a 2020, que mapeou todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes.
Por O Imparcial, Presidente Prudente - SP
Prudente é eleita a 48ª cidade mais inteligente do país .

A Urban Systems divulgou a 6ª edição do Ranking Connected Smart Cities, referente a 2020, que mapeou todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 70 indicadores. Presidente Prudente, com nota geral de 30,764, aparece em 48º lugar no ranking geral, em 30º lugar no ranking regional e em 21º lugar no ranking de cidades acima de 100 mil e abaixo de 500 mil habitantes.

Isso coloca Prudente entre o top 50 e à frente até mesmo de capitais, como Manaus (AM) e Natal (RN), e grandes metrópoles paulistas: Osasco e São Carlos, por exemplo. E esse cenário, para o titular da Setec (Secretaria de Tecnologia de Presidente Prudente), Rogério Marcus Alessi, é um grande feito, “uma vez que existe um conjunto de quesitos que são analisados, e se manter firmes a eles emite uma grande dificuldade”, complementa.

Dentre os pontos favoráveis que fazem com que a cidade esteja nessa posição, o secretário cita alguns de destaques na edição deste ano, como, por exemplo, o crescimento de empresas de bases tecnológicas e de empresas de economia criativa, o que, segundo ele, reflete no trabalho da Fundação Inova Prudente com as startups. “Além de taxas de homicídios e mortes no trânsito, percentual de empregos formais em nível superior, aumento da cobertura 4G e distribuição de água e tratamento de esgoto”, pontua.

Por outro lado, na edição de 2019 Prudente fez 33,371 pontos, o que garantiu o 31º lugar no ranking geral, ou seja, 17 posições melhores que neste ano. Alessi justifica o cenário de duas formas: a primeira delas é o fato de que as outras cidades avançaram mais. “Não há uma piora nos índices. É uma competição”, completa. E segundo, assim como pontou os destaques, o secretário lista os pontos mais problemáticos: como a falta do uso de energia eólica, poucas bolsas de CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e baixo percentual de veículos de baixa emissão de gases. 

“Mas estar entre as 50 mais é uma posição relevante. Precisamos lembrar que Prudente tem uma economia empobrecida regionalmente, uma das mais pobres do Estado. Não tem grandes polos industriais e de pesquisa acadêmica. Então, apesar dessas adversidades, um trabalho coletivo com empresas de telefonia, de ensino superior, de segurança pública e entre outras, tem dado resultado”, enfatiza Alessi. O secretário frisa que a conquista é de todo um contexto, e não só da Prefeitura.

Como funciona o ranking

O Ranking Connected Smart Cities é composto por 70 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

A edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] em 2019), totalizando 673 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes.

RANKING CONNECTED SMART CITIES/EDIÇÃO 2020

Presidente Prudente

POSIÇÃO NO RANKING GERAL:

48º lugar

POSIÇÃO NO RANKING REGIONAL - Sudeste:

30º lugar

POSIÇÃO NO RANKING DE CIDADES ACIMA de 100 a 500 mil habitantes:

21º lugar

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular