Realizada implosão parcial de ponte sobre o Rio Tietê, na região de Araçatuba, para ampliar hidrovia

28/10/2024 08h44 Estrutura de concreto será substituída por peça metálica. Obra ocorre em Barbosa.
Por: Siga Mais, Barbosa - SP
Realizada implosão parcial de ponte sobre o Rio Tietê, na região de Araçatuba, para ampliar hidrovia Momento da implosao de trecho da ponte em Barbosa (Semil). Momento da implosao de trecho da ponte em Barbosa (Semil).

Foi realizada nesta quarta-feira (23) a implosão parcial da ponte Prefeito Alidino Valter Bonini, que cruza o Rio Tietê, em Barbosa, na região de Araçatuba. A estrutura de concreto está localizada na altura do km 262 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e será substituída por uma ponte metálica, o que ampliará o vão de navegação de 39 para 110 metros.

Com investimento de R$ 21,8 milhões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, o projeto inclui a construção, no local, à margem da rodovia, de uma grande estrutura metálica que permitirá eliminar dois pilares hoje existentes sob a ponte. A medida vai facilitar o transporte de carga da Hidrovia Tietê-Paraná, que passa embaixo da pista.

“Com a obra de ampliação do vão da ponte da rodovia SP-425 sobre a Hidrovia Tietê-Paraná, o transporte aquaviário em São Paulo ganha em eficiência e segurança, ao eliminar restrições físicas na linha de navegação e reduzir o tempo de desmembramento dos comboios de barcaças para passagem sob a mesma”, comenta o subsecretário de Logística e Transportes da Semil, Denis Gerage Amorim.

A ampliação do vão de navegação da Hidrovia Tietê-Paraná trará maior segurança para as barcaças de cargas, que hoje tem como principais itens os produtos agrícolas. “Essa nova ponte metálica foi montada à margem do rio e será instalada em uma estrutura de concreto, construída ao lado da ponte. Posteriormente, será colocada sobre os pilares de sustentação”, completa o subsecretário.

O trecho da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) foi interditado, dia 7 de outubro, para execução das obras de ampliação do vão de navegação da ponte sobre o Rio Tietê, na altura do km 262. O DER sinalizou os pontos estratégicos, indicando as opções de desvio para quem circula pela região. O bloqueio tem previsão de durar 60 dias.

“O DER está trabalhando para antecipar a liberação da ponte Prefeito Alidino Bonini, pois sabemos da sua utilidade e relevância para a população local. Esta obra terá um efeito positivo no transporte de cargas pela hidrovia, retirando veículos pesados das rodovias e contribuindo para aumentar a segurança e reduzir acidentes”, disse Sergio Codelo, superintendente do DER.

A operação de implosão foi acompanhada pelo diretor de Operações do DER, Raphael do Amaral Campos Junior. Envolveu procedimentos de segurança, que antecederam a implosão. Houve a verificação do circuito de detonação, além da instalação de sismógrafos (aparelhos que registram as vibrações e ruídos no solo). Foi realizada ainda varredura nas extremidades da ponte, com o acionamento de sirenes para alertar a população local.

Ampliação da hidrovia

A Semil, por meio do Departamento Hidroviário (DH), iniciou no primeiro semestre de 2023 as obras de ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná, com destaque para o aumento da profundidade do canal de Nova Avanhandava, que tem como objetivo estimular o transporte aquaviário, desenvolvendo a logística no Estado de São Paulo. O investimento do Governo do Estado de São Paulo ultrapassa R$ 300 milhões e o projeto visa melhorar a navegabilidade durante os períodos de estiagem, reduzindo o risco de interrupção da navegação devido à diminuição do nível de água do reservatório. 

A obra consiste no aprofundamento do canal em até 3,5 metros ao longo de 16 quilômetros, que permitirá a passagem de embarcações de grande porte nos períodos em que o nível da água menor reduz também o calado permitido. O método escolhido é o de derrocamento especial, com o uso de explosivo encartuchado, com o qual serão retirados 552 mil m³ de material rochoso. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026. 

A ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava abrange também os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre e Santo Antônio do Aracanguá. 

Em 2023, a hidrovia movimentou aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de diversas cargas. Após a conclusão da ampliação da profundidade do leito do Rio Tietê entre os reservatórios Ilha Solteira e Três Irmãos, espera-se que esse volume aumente significativamente, podendo chegar a 7 milhões de toneladas, quase três vezes mais do que a capacidade atual. 

A partir de 1º de novembro, terá início o período de defeso e reprodução, que segue até 28 de fevereiro de 2025. Durante quatro meses, serão suspensas as detonações subaquáticas nas obras de ampliação da profundidade do canal de Nova Avanhandava, preservando os peixes e a fauna local.

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