Considerando promessas antigas, muitos anos sem circulação de trens na região e a proximidade do período eleitoral, muitas dúvidas ainda pairam sobre a volta do trem na linha da Alta Paulista.
A concessionária Rumo Logística continua investindo no projeto que prevê a renovação do ramal ferroviário desde Panorama, passando por Tupã e chegando até Bauru.
Nesta primeira etapa, a empresa está fazendo a limpeza de toda extensão do ramal, tendo o trabalho sido iniciado em Panorama, passando por Dracena, Junqueirópolis e outras cidades, chegando finalmente em Tupã.
A limpeza é essencial para que tenha início a execução dos trabalhos de recuperação da linha ferroviária, com a reativação do transporte ferroviário, o que poderá contribuir para o crescimento da região.
Com a possível reativação do ramal ferroviário, coisa que muita gente ainda duvida, o transporte de cargas da região Oeste paulista, seria beneficiado com a redução de custos e a geração de empregos entre os prepostos de carga e descarga de vagões, onde a mão de obra necessária proporcionaria uma grande demanda de novos postos de trabalho nas cidades abrangidas.
Um dos fatores determinantes para essa decisão, foi a percepção de que já há demanda pelo transporte ferroviário até o Porto de Santos, a partir do terminal intermodal de Panorama.
Já existe inclusive um mapeamento econômico da região, que deixa claro que há um volume significativo de carga que já é exportado, além do potencial para o futuro.
Considerando as promessas feitas anteriormente, o período de quase dez anos sem circulação de trem na região, a necessidade de um alto investimento e principalmente a proximidade do período eleitoral, ainda pairam muitas dúvidas sobre a volta do trem na linha da Alta Paulista.