O município de Sagres já contabilizou em 2019 um total de três casos de dengue e há outros 29 pacientes que ainda aguardam resultados de exames.
Para evitar uma infestação maior do mosquito transmissor, a Vigilância em Saúde e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizaram ações de nebulização.
As equipes de agentes de saúde e endemias, enfermagem e o médico veterinário foram até as residências e informaram previamente sobre o trabalho. Também verificaram quintais e orientaram os moradores sobre os riscos da dengue. Em seguida foi realizada a nebulização em casas e inclusive no Bairro Placa 28.
Envolvimento da população é necessário
A Secretaria de Saúde destacou que é importante a população participe, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti e assim evite que a doença se espalhe pela cidade.
Mas há um alerta: nesta semana a Secretaria de Saúde continua os trabalhos nas inspeções casa a casa e encontrou ainda muitas larvas em depósitos de água, principalmente em latões que o proprietário acumulou das últimas chuvas, vasilhas de animais e lixo acumulado.
O alerta é que a população aproveite o fim de semana para a retirada de objetos que possam servir de criadouro do mosquito transmissor.
A população pode denunciar os casos junto à Secretaria de Saúde, a equipe de Vigilância Sanitária ou Epidemiológica pelos telefones (18) 3558-2022 (Secretaria de Saúde) ou (18) 3558-1115 (Unidade Básica de Saúde).