O Ex-Prefeito de Salmourão, José Luis Rocha Peres (PP) sofreu nova derrota na Justiça Eleitoral ao tentar viabilizar os votos por ele obtidos nas eleições do ano passado. Esta foi a segunda derrota perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por unanimidade - 7 votos a zero - o TSE reconheceu pela manutenção da proibição de Zé Luis ter sido candidato em razão de sua inelegibilidade baseada na lei da Ficha Limpa.
Anteriormente, o Ministro Alexandre de Moraes foi já havia indeferido a candidaturado ex-Prefeito.
Por que Zé Luis não poderia ter sido candidato?
José Luis Rocha Perez (PP) já foi prefeito de Salmourão durante dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, mas teve as contas de 2009 desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que até agora o impede do registro de sua candidatura pela Justiça Eleitoral.
A vereadora Sônia Gabau (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Salmourão, assumiu interinamente, o comando da Prefeitura, até que a Justiça decida se os votos de Zé Luis serão validados ou não ou se a cidade terá nova eleição para os cargos de prefeito e vice.
O candidato ainda não se manifestou se pretende algum outro recurso judicial, desta vez contra a decisão do Ministro Alexandre de Moraes.
Até lá, Salmourão segue sendo governada interinamente pela Prefeita Sonia.
Caso não haja novo recurso por parte do candidato pepista, Salmourão pode ter eleições suplementares marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.