A Secretaria Municipal de Educação de Salmourão recebeu no final do mês de julho kits contendo material escolar vindos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão relacionado ao Ministério da Educação do Governo Federal, através de um convênio que permitiu a aquisição dos materiais com menor custo para o município.
Os kits chegaram ao final do mês de julho, pois um projeto de lei que agilizaria a aquisição dos materiais no início de 2018, foi rejeitado pela Câmara Municipal ainda no final do ano de 2017.
O projeto de número 35/2017 foi rejeitado pelo placar de 5 x 3 no dia 11 de dezembro e inviabilizou a aquisição dos kits que seriam adquiridos no início deste ano.
Uma das explicações dadas para a justificativa de negação do projeto era que os vereadores contrários à sua aprovação desconheceriam a qualidade dos materiais adquiridos e, na ocasião, preferiam dar oportunidades para revendedores do próprio município no fornecimento de materiais escolares.
Com a rejeição, o projeto acabou sendo arquivado e através de matéria substitutiva, foi colocado novamente em tramitação para que pudesse ser aprovado no dia 14 de maio. PLO-13/2018.
Os kits são destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino, onde 290 unidades para os alunos do ensino fundamental e 114 kits para os alunos do ensino infantil.
Cada kit é composto por quatro canetas, duas caixas de lápis de cor, duas caixas de giz de cera grande, oito lápis preto, três borrachas grandes, dois apontadores, uma régua, duas caixas de tinta guache, dois tubos de cola, quatro cadernos do tipo brochura e um caderno de desenho.