A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que realizou um convênio com o curso de medicina veterinária da UniFAI com o objetivo de castrar cães e gatos, machos e fêmeas.
O procedimento é feito a partir dos seis meses de idade e a prioridade são as famílias de Adamantina que são assistidas pelos Programas Sociais do Município. No entanto, ele é extensivo a toda população que queira castrar os seus animais.
A chefe do controle de vetores, Francine de Brito Alves, explica que a castração é executada durante o período letivo, dentro das atividades acadêmicas do curso.
"O calendário de atendimentos é definido pela UniFAI, porém os pré-agendamentos devem ser feitos com o Departamento de Controle de Vetores, seguindo as datas divulgadas pelo Centro Universitário", afirma.
Antes de o animal ser encaminhado ao procedimento, é realizado o exame de Leishmaniose para cães e feitas recomendações pré-operatórias do animal.
"O proprietário precisa estar disposto a levar o seu animal até a Clinica Veterinária na data agendada, bem como posteriormente para a retirada dos pontos. Não há custos para a população, todo o material e fornecido pela Prefeitura do Município de Adamantina", finaliza.
A Clínica Veterinária da UniFAI permanece fechada durante todo o mês de janeiro e volta a funcionar no dia 4 de fevereiro.