No último sábado (9), por volta das 19h, a Prefeitura de Dracena (SP) detectou uma invasão virtual em seus servidores de informática. Logo após a constatação da ação dos criminosos, foi realizado o desligamento dos servidores.
Servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados.
Na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura religou os servidores para análise, sendo constatado o real ataque a todos os servidores por um hacker ainda não identificado.
O ataque comprometeu dois dos principais servidores da Prefeitura, consequentemente, gerando prejuízos aos sistemas de contabilidade, tributação, arrecadação, recursos humanos, e-SUS, compras e licitação, entre outros. Serviços de nota fiscal eletrônica e consulta de certidões também estão fora do ar em razão do ataque.
No fim da tarde desta segunda-feira (10), estiveram na Delegacia da Polícia Civil o prefeito Juliano Brito Bertolini (PODE), o secretário municipal de Planejamento, Vanderlei Araújo, e o chefe do Departamento de Informática, Osmar Scobin, para a elaboração de um Boletim de Ocorrência e o registro dos fatos ocorridos.
O secretário de Planejamento comentou com revolta a ação criminosa, que prejudica não somente o expediente da Prefeitura, mas também causa danos à população que utiliza os serviços da municipalidade.
"Além de um ataque operacional e que comprometeu boa parte do atendimento à população e fornecedores, essa invasão é um crime e os responsáveis terão que pagar criminalmente pela atitude irresponsável", declarou Araújo.
O Departamento de Informática da Prefeitura está atuando para retornar em breve a disponibilização dos serviços.