Um forte temporal na tarde desta segunda-feira (19), iniciado por volta das 15h30, fez estragos em diversos pontos de Adamantina. Chuvas e fortes ventos provocaram danos materiais. Há inclusive relato de chuva de granizo. Não é possível, ainda, avaliar os prejuízos. Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica.
Na Avenida Rio Branco, entre as ruas Rui Barbosa e Tsunekishi Sakai houve queda de árvore, atingindo um veículo que estava estacionado pelo local.
No Residencial Portugal II os fortes ventos derrubaram duas sequencias do muro do condomínio fechado. Os detritos foram lançados no passeio público.
Na rua Arno Kieffer, no imóvel onde funcionava a Ciretran, o vento arrancou a cobertura metálica do imóvel. Partes da cobertura atingiram um poste residencial, fiação da rede pública e caíram sobre um veículo.
Um trecho do pavimento asfáltico nas ruas Santa Catarina e Ernesto Silvestrin, no Residencial San Miguel I, foi atingido pelas águas, com afundamento e remoção do pavimento.
Foram registradas também destelhamento de outros imóveis, queda de árvores e outros danos.
As ocorrências mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Adamantina (em especial do Departamento de Trânsito, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) e da concessionária Energisa.
Energisa mobiliza equipes
Em nota ao SIGA MAIS, enviada no final da tarde, a Energisa informa que está atuando de forma intensa para regularizar o fornecimento de energia para os clientes afetados pelo forte temporal que atingiu a cidade. A frente fria veio acompanhada com fortes ventos que lançaram objetos e queda de galhos e árvores sobre as redes de energia, ocasionando rompimento de cabos e quebra de postes.
Segundo a nota, desde o início da ocorrência a empresa acionou seu plano de contingência e dezenas de equipes próprias e terceirizadas atuam em campo para normalizar o fornecimento de energia em pontos específicos da cidade.
A empresa orienta aos clientes que encontrarem fios caídos, que mantenham distância e avisem imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 7010 326 (ligação gratuita). Além do contato via 0800, os clientes também podem acionar a distribuidora pelo aplicativo Energisa On ou pela Gisa (assistente virtual pelo WhatsApp) pelo número: (18) 99120-3365. Em caso de falta de energia, o contato pode ser realizado pelos mesmos canais citados.
“A empresa conta com a compreensão de todos e reafirma o seu compromisso de atuar com segurança e rapidez na regularização do fornecimento para os clientes atingidos”, destaca o comunicado.